Super Quarta deve ser marcada por corte de juros nos EUA; veja estimativas
|
Amanhã (17) será dia de Super Quarta, marcada pelas reuniões de política monetária nos Estados Unidos e no Brasil. As atenções, no entanto, estarão voltadas principalmente para a decisão do Federal Reserve (Fed), que deve anunciar o primeiro corte de juros de 2025.

A expectativa é de que o banco central norte-americano reduza a taxa dos Fed Funds em 0,25 ponto percentual, de 4,25% a 4,50% para 4% a 4,25%. Caso se confirme, será a primeira queda após seis encontros consecutivos de manutenção e poderá abrir espaço para novas reduções ao longo do ano.
No Brasil, o Comitê de Política Monetária (Copom) também se reúne para definir a Taxa Selic, hoje em 15% ao ano. A projeção majoritária é de manutenção, diante da necessidade de controlar a inflação e preservar a credibilidade da política monetária.
Mercado espera corte de juros nos EUA na Super Quarta
O Federal Reserve (Fed) deve decidir nesta quarta-feira (17) pela redução de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros nos EUA, segundo a ferramenta CME FedWatch, que aponta probabilidade de 96,1% para esse cenário.
Se confirmada, a decisão representará a primeira flexibilização desde o início de 2025. Economistas projetam que o ciclo pode incluir até três cortes de 0,25 ponto cada, levando os Fed Funds a uma faixa entre 3,5% e 3,75% até dezembro.
Instituições como Morgan Stanley e Deutsche Bank já revisaram suas projeções e agora esperam reduções em todas as três últimas reuniões de 2025. A expectativa de cortes ganhou força após dados recentes apontarem moderação das pressões inflacionárias na economia americana.
“Quanto ao Fed, provavelmente teremos uma redução nessa reunião, e o motivo é que há sinais recentes de enfraquecimento do mercado de trabalho e uma atividade um pouco mais fraca, enquanto a inflação já se aproximou de níveis mais confortáveis, embora ainda levemente acima da meta. Esse mix dá espaço para o Fed iniciar um ciclo moderado de afrouxamento para sustentar emprego sem abrir mão total da estabilidade de preços”, aponta Jeff Patzlaff, planejador financeiro e especialista em investimentos.
Selic deve se manter estável
No Brasil, o Copom iniciou nesta terça-feira (16) sua antepenúltima reunião de 2025. A decisão sobre a Taxa Selic será divulgada nesta quarta-feira (17) e definirá a condução da política monetária pelos próximos 45 dias.
O consenso entre analistas é de manutenção da taxa em 15% ao ano, o maior nível em quase duas décadas. Segundo projeções do Banco Daycoval, os juros no Brasil devem se manter estáveis até o início de 2026, ressaltando que, apesar da melhora da inflação, o cenário segue desafiador.
De acordo com o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira (15), a expectativa do mercado para o fim de 2025 é de Selic em 15% pela 12ª semana consecutiva, o que reforça a ideia de manutenção dos Super Quarta. Para 2026, a projeção foi ajustada de 12,50% para 12,38%, após 32 semanas de estabilidade.