Suno Prev: conheça um dos fundos de previdência privada com melhor performance em 2023

Os fundos de previdência são uma das alternativas para uma aposentadoria segura, sem depender apenas do INSS. Segundo último levantamento realizado pela Federação Nacional de Previdência Privada (Fenaprevi), as contribuições em previdência privada tiveram o maior resultado em seis anos. Neste contexto, o Suno Prev, em setembro, teve um recorde de captação mensal. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/10/SUNOPREV-1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Materias-1.png

O Suno Prev foi desenvolvido para investidores que desejam construir uma reserva de longo prazo por meio do investimento em ações.

Segundo Thiago Villaschi, gerente de relações com investidores da Suno, há vários estudos que apontam as ações como o melhor investimento a longo prazo, capaz de corrigir a inflação e proporcionar ganhos reais no patrimônio e renda. 

A estratégia do fundo de previdência privada é se basear em carteiras recomendadas da casa de análises Suno Research. Villaschi destaca que o Suno Prev replica a alocação do Suno FIC FIA, com 70% do peso de cada ação. 

Neste mês, o Suno FIC FIA bateu uma máxima histórica, com o preço da cota chegando a R$ 1,340523, com uma a rentabilidade acumulada do fundo desde seu início, ou seja, junho de 2022, de 34,05%.

Para Villaschi, outro ponto de destaque do Suno Prev é ter um time de gestão com track record comprovado em investimento em ações, além de promover uma diversificação internacional eficiente e com baixo custo. 

O Suno Prev tem 85% do patrimônio investido em ações e 15% em Caixa/Renda Fixa. Dessa forma, são feitas opções de investimento que apresentam descontos no preço do mercado e potencial sólido de valorização a longo prazo. Essa tabela, aplicável a investimentos de longo prazo, reduz a alíquota de imposto à medida que o tempo de investimento aumenta. 

Segundo os dados mais recentes sobre o fundo de previdência da Suno, a rentabilidade é de 17,9% no acumulado de 2023. Desde o seu início – em dezembro de 2022 – o fundo soma 14,2% de rentabilidade.

Suno Prev: composição e diferenciais

Segundo Villaschi, a maioria dos fundos de mercado são alocados em renda fixa pós-fixada ao CDI, cobrando altas taxas. Além disso, a inflação de cada investidor é muitas vezes acima do IPCA, e não compensada pelo CDI, o que pode diminuir o poder de compra ao longo prazo. 

Por ser alocado em ações, o Suno Prev tem fatias de diferentes setores, sendo a maior do portfólio, de acordo com dados recentes, no setor financeiro, com 22,6%, ante 15% em materiais básicos e 12% no setor do agronegócio. O fundo tem ainda fatias relevantes em Energia (8,4%), Consumo Não-Cíclico (6,3%), Utilities (5,8%) e Segmento Imobiliário (3,9%).

“É um produto diferenciado, tanto em termos de performance quanto em proposta de valor, ao combinar alocações brasileiras e estrangeiras, além de um percentual em renda fixa”, explica Villaschi. 

O analista afirma que esses fatores contribuem para atenuar a volatilidade e oferecer flexibilidade na alocação. 

Além disso, há a transparência do time de gestão ao se comunicar com o cotista, utilizando telegramas, lives e comentários periódicos por escrito. 

Quanto preciso para investir no Suno Prev?

Com pouco menos de um ano de existência, o fundo da Suno segue com regras acessíveis para o público investidor.

Para investir em previdência pela Suno Asset, o aporte inicial é de R$ 100. A movimentação mínima é de igual valor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O prazo de resgate é de D+7 (DCs) p/ cotização e D+2 (DUs) p/ liquidação.

Além disso, o Suno Prev tem uma taxa de administração de 2%, com taxa de performance de 20% do que exceder o Ibovespa.

Como escolher os melhores fundos de previdência em ações?

De acordo com Villaschi, avaliar as taxas associadas ao fundo, como a taxa de administração, podem aumentar seus retornos ao longo prazo, caso opte por custos mais baixos. 

“Embora a rentabilidade passada não seja garantia de resultados futuros, é útil analisar o histórico de desempenho do fundo ao longo do tempo. Além disso, esteja preparado para acompanhar regularmente o desempenho do fundo e reavaliar sua estratégia de investimento conforme necessário”, diz Villaschi. 

Confira alguns tópicos que podem ajudar nesse processo:

  • Objetivos de investimento: defina seus objetivos de investimento de longo prazo 
  • Perfil de Risco: avalie seu perfil de risco. Fundos de previdência em ações podem ser mais voláteis do que opções mais conservadoras. 
  • Despesas e Taxas: considere as despesas e taxas associadas ao fundo. 
  • Histórico de Desempenho: analise o histórico de desempenho do fundo ao longo do tempo. 
  • Gestão do Fundo: avalie a qualidade e a experiência da equipe de gestão do fundo.  
  • Política de Investimento: entenda a política de investimento do fundo.  

Para saber mais sobre o Suno Prev ou fundos de previdência clique aqui.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Vinícius Alves

Compartilhe sua opinião