SUNO lança Projeto de Lei contra as pirâmides financeiras

A Suno Research lançou um Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PL) para criminalizar as pirâmides financeiras no Brasil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O PL que visa criminalizar as pirâmides financeiras foi elaborado junto com o escritório de advocacia de Goiânia Picanço e Associados.

O autor da proposta é o advogado Artêmio Picanço, especializado em criptomoedas e na luta contra as pirâmides financeiras, junto com o fundador da SUNO Research, Tiago Reis, e o editor do SUNO Notícias, Carlo Cauti.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O objetivo do PL é modificar o artigo 171-A do Código Penal, tipificando como crimes o “esquema Ponzi”, popularmente conhecido como “pirâmide financeira”.

Falta lei contra pirâmides financeiras no Brasil

Atualmente no Brasil não há uma legislação específica para contrastar esse tipo de golpe. E isso permite que muitos piramideiros escapem da justiça, ficando com o dinheiro das vítimas.

Muitas vezes os próprios criadores das pirâmides financeiras, e os seus colaboradores, simplesmente encerram uma pirâmide em um estado e mudam de local, reabrindo outra pirâmide e recomeçando, impunes, o esquema criminoso novamente.

Por isso, a PL estipula penas duras para quem cometer este tipo de crime, de quatro até 18 anos, dependendo do valor da pirâmide financeira.

Além disso, estipula uma multa e permite uma maior agilidade da Justiça para tentar recuperar os recursos obtidos ilicitamente.

Junto com a apresentação do PL iniciou a coleta das assinaturas virtuais necessárias para a apresentação ao Congresso Nacional.

Assine o Projeto de Lei

Segundo a legislação brasileira, Projetos de Lei de iniciativa popular precisam reunir um número mínimo de assinaturas para serem apreciados pelos parlamentares.

A lei indica a necessidade de coletar assinaturas de 1% do eleitorado, distribuído em pelo menos 5 estados. Isso significa, aproximadamente, cerca de dois milhões de assinaturas.

Para assinar o Projeto de Lei de Iniciativa Popular, clique aqui.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O PL contra as pirâmides financeiras representa mais uma fase da Operação Faraó, que a SUNO lançou em 2018 para denunciar casos de fraudes baseadas em esquemas Ponzi.

A Operação Faraó já contribuiu pela queda de dezenas de pirâmides financeiras em todo o Brasil, e com a aprovação desse PL terá ainda mais força para atuar contra esses esquemas criminosos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião