SulAmérica (SULA11): reclamações por descredenciamento aumentam, diz jornal; ações caem

As units da SulAmérica (SULA11) fecharam em queda de 3,95% nesta segunda-feira (12), cotadas a R$ 18,96. Na sexta-feira (10), o Estado de São Paulo noticiou que a empresa estaria sendo alvo de reclamações e processos judiciais por descredenciar serviços.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O movimento de descredenciamento da companhia de planos de saúde começou no início de 2022 e se intensificou no mês de setembro, após o anúncio de venda da SulAmérica para a Rede D’Or (RDOR3), diz o Estadão, citando beneficiários e entidades de defesa do consumidor.

A aquisição foi anunciada em fevereiro e recomendada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em novembro.

Clientes teriam dito que, com as mudanças da fusão, tiveram de interromper ou atrasar acompanhamentos médicos. Alguns deles teriam que se deslocar para outras cidades para buscar outros tipos de procedimentos.

A Rede D’Or afirmou que a negociação ainda está em curso e, portanto, ainda não está gerindo a SulAmérica.

O número de reclamações no Reclame Aqui da SulAmérica aumentou de 4,9 mil, em 2021, para 9,3 mil neste ano.

A SulAmérica comunicou que fez ajustes pontuais na rede de laboratórios e que segue as normas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), segundo informações do Estadão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Cade aceita recurso contra fusão entre SulAmérica e Rede D’Or

A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu comunicado aceitando os apelos de instituições privadas de saúde para revisitar a aprovação sem remédios da aquisição da SulAmérica pela Rede D’Or dia 29 de novembro.

“Este evento é mais negativo do ponto de vista temporal uma vez que, com a admissibilidade dos recursos, o processo provavelmente irá para o tribunal do Cade (formado por um presidente e seis desembargadores) e levará mais tempo antes chegar a uma decisão final”, avalia o BTG sobre a decisão.

O mercado lidava com a última decisão, do dia 7 de novembro, que conferia aprovação sem restrições, permitindo a transferência do controle acionário de sociedades controladas pela Sul América para a Rede D’Or.

As units da SulAmérica caíram 3,95% nesta segunda-feira (12), enquanto as ações da Rede D’Or despencaram 4,20%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião