Stellantis, companhia resultante da fusão da Fiat com a Peugeot, estreia com alta de 7,5%

As ações da Stellantis sobem cerca de 7,5% nas bolsas de Paris e de Milão nesta segunda, em sua primeira negociação após a fusão entre a Fiat Chrysler e a PSA, dona da Peugeot, ser finalizada no sábado. A companhia resultante tem um valor de mercado de cerca de US$ 48 bilhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Em nota à bolsa italiana, o presidente da companhia resultante da fusão, John Elkmann, afirmou que a Stellantis tem escala, recursos, diversidade e know-how para se adaptar e aproveitar oportunidades da “nova era do transporte”.

Calos Tavares, CEO da nova montadora, afirmou que a fusão deve adicionar até 25 bilhões de euros em valor para os acionistas nos próximos anos, por conta, majoritariamente, do corte de custos e das sinergias.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Criação da Stellantis deve gerar redução de custos de 5 bilhões de euros por ano

De acordo com projeções da Fiat Chrysler e da Pegeot, a Stellantis deve cortar cerca de 5 bilhões de euros em custos por ano.

Durante o final de semana, todas as ações da Pegeot foram transformadas em ações da Fiat e as ações dessas foram renomeadas para Stellantis.

O papel deve estrear em Nova York nesta terça (19), quando Carlos Tavares dará sua primeira entrevista coletiva à frente da companhia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

No total, a Stellantis administrará cerca de 15 marcas de automóveis, incluindo algumas emblemáticas como:

• Jeep

• Alfa Romeo

• Fiat

• Maserati

• Citroen

• Peugeot

A nova montadora espera produzir cerca de 8,7 milhões de veículos por ano, com um total de 400 mil funcionários e um faturamento de 180 bilhões de euro. Espera-se também que algumas plantas na Itália, Alemanha e Estados Unidos sejam fechadas ou reduzidas.

Os acionistas da Fiat e da PSA receberam cada 50% da nova montadora. Os investidores da Fiat receberam um dividendo de 5,5 bilhões de euros. Ja a PSA distribuirá sua participação na fabricante Faurecia SE, no valor de, aproximamente, 3 bilhões de euros aos seus acionistas.

O conselho da Stellantis será formado por 11 membros, sendo seis da Peugeot e cinco da Fiat.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião