Starbucks (SBUB34) quer abrir mil lojas na Índia até 2028

A norte-americana Starbucks (SBUB34), uma das maiores redes de cafeterias do mundo, pretende ampliar suas vendas no exterior – e, atualmente, mira especialmente o mercado asiático.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

A intenção é de abrir mil lojas da Starbucks na Índia até 2028.

Além disso a empresa espera também duplicar sua força de trabalho no país para cerca de 8,6 mil funcionários.

Atualmente, a rede tem cerca de 390 lojas em 54 cidades na quinta maior economia do mundo, por meio de uma joint venture com o parceiro local Tata Starbucks.

As lojas que operam hoje na Índia estão concentradas principalmente em grandes cidades. Sob a nova estratégia de expansão, a Starbucks deve ampliar sua presença em cidades de médio porte.

“Ao longo dos últimos 11 anos, o mercado indiano aumentou e se tornou um dos mercados de crescimento mais rápido da Starbucks no mundo”, disse o CEO Laxman Narasimhan.

“Com uma classe média em crescimento, temos orgulho de ajudar a cultivar a cultura do café, ao mesmo tempo que honramos sua rica herança.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Nos últimos anos, a estratégia internacional da Starbucks se concentrou principalmente na China, que se tornou seu segundo maior mercado.

Até 1º de outubro, a empresa tinha pouco mais de 6,8 mil lojas no país asiático. Embora Narasimhan ainda esteja “realmente otimista” em relação à China, como ele disse em entrevista ao Barron’s, ele prevê que a gigante do café se torne um player ainda maior em outros mercados internacionais.

A empresa pretende operar 55 mil lojas em todo o mundo até 2030, um aumento de quase 50% em relação ao número atual.

A maioria das novas lojas que a Starbucks planeja abrir está fora da América do Norte, afirmou a empresa em novembro, com foco no Sudeste Asiático e na América Latina.

Desempenho das ações da Starbucks

Os BDRs da Starbucks listados no Brasil somam queda de 6,2% de queda no acumulado dos últimos 30 dias. Em 12 meses os papéis caem 17%.

Já as ações da Starbucks listadas na Nasdaq caem 5% nos últimos 30 dias e somam uma retração de 11% nos últimos 12 meses.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião