Ícone do site Suno Notícias

S&P 500 abre em leve alta, digerindo semana agitada em dados econômicos

O S&P 500 futuro opera em alta na manhã desta quinta-feira (28), indicando uma abertura positiva do índice.

S&P 500. Foto: Pixabay

O S&P 500 opera em leve alta no mercado futuro na manhã desta terça-feira (8), mantendo a estabilidade dos últimos pregões. O mercado norte-americano estadunidense permanece próximo do topo histórico, enquanto os investidores digerem informações sobre a política monetária do país.

Por volta das 8h45, o S&P 500 subia 0,14%, para 4.231,62 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,47%, a 13.869,25 pontos. Na próxima quinta-feira (10), os dados de preços ao consumidor nos Estados Unidos, além da reunião do Banco Central Europeu (BCE) e do encontro entre os líderes do G-7 devem agitar os mercados.

O mercado norte-americano tem refletido as boas perspectivas de recuperação econômica e ao alto nível de apoio do Federal Reserve (Fed), em meio a uma taxa de desemprego ainda a ser diminuída.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Contudo, as preocupações com a inflação ainda parecem estar no radar dos investidores. Com o aumento generalizado de preços da economia constante, o BC estadunidense pode ser pressionado a elevar as taxa de juros antes do esperado, pressionando os múltiplos de ativos de risco, como as ações.

Sinal disso neste ano foi a alta das Treasuries, que chegaram a atingir 1,8% em março após iniciarem 2021 na casa de 0,915%. Os títulos públicos recuam para 1,558%, de 1,570% na véspera.

Em entrevista à Bloomberg no fim de semana, a secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que o presidente Joe Biden deve seguir com a ideia de uma expansão dos gastos fiscais em US$ 4 trilhões. Na visão dela, isso seria bom para o país, mesmo que resulte em maior inflação e alta das taxas de juros.

Neste pregão, os dados do comércio nos Estados Unidos, previstos para serem divulgados às 10h30 (horário de Brasília), devem ajudar a fazer o preço dos papéis. É esperado que o déficit comercial tenha caído em abril, mas ainda em patamar alto após o recorde de março, já que as medidas de estímulos empurraram uma maior procura por importações no período.

“Estamos tendo mais um dia com cautela elevado e mercados sem uma direção definida”, comenta o economista Roberto Padovani, do Banco BV. Ele cita que a zona do euro ainda está em recessão técnica, em função de dois trimestres consecutivos com a economia em queda, mesmo com a melhor revisão dos dados do primeiro trimestre.

S&P 500 e as bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h:

Os mercados abriram junho de forma estável, buscando dar continuidade aos ganhos dos últimos quatro meses. O S&P 500 e os mercados internacionais, todavia, digerem o desdobramento dos gastos do governo estadunidense e a recuperação econômica em meio à pandemia.

Sair da versão mobile