AGENDA

Antes de Powell em Jackson Hole, S&P 500 futuro tem leve avanço

Antes de Powell em Jackson Hole, S&P 500 futuro tem leve avanço
S&P 500. Foto: Pixabay.

O S&P 500 opera em leve alta na manhã desta sexta-feira (27), antes de um dia agitado para a política monetária norte-americana. Os investidores digeriram dados econômicos e perspectivas futuras nesta semana, que foi de altos de baixos.

Por volta das 9h10, o S&P 500 subia 0,23% para, 4.480,70 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,29%, para 15.322,30 pontos. O rendimento das Treasuries de 10 anos tem leve alta, para 1,348%, de 1,342% na quinta. Em sentido inverso, os rendimentos aumentam quando os preços caem.

Na agenda econômica, o Departamento de Comércio divulgará, às 10h30, o indicador de inflação de gastos pessoais em agosto, que é o analisado pelo Federal Reserve (Fed).

As informações sobre gastos familiares podem mostrar uma alteração contínua em direção aos gastos com serviços pessoais, resultado da retomada das atividades presenciais.

O principal ponto das atenções, contudo, fica com o presidente do Fed, Jerome Powell, que falará no simpósio anual de Jackson Hole.

Os investidores aguardam novas pistas sobre o andamento da economia, e de que forma o BC norte-americano visa reduzir o ritmo de compras de ativos, atualmente na ordem de US$ 120 bilhões mensais.

No mercado de commodities, o preço do petróleo subiu com a divulgação dos estoques da matéria-prima nos Estados Unidos, que recuaram na última semana. Sinais de recuperação na atividade industrial e de transporte na China também impulsionaram o barril de Brent, para a casa de US$ 71.

“As atenções ficam voltadas ao discurso do Powell, mas de forma secundária existem outras preocupações, como regulação do governo chinês e dados industriais. Por isso, o viés dos mercados não é único”, diz Roberto Padovani, economista do Banco BV.

S&P 500 e as Bolsas mundiais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 9h40:

Após iniciarem com o pé direito e sofrerem com alta volatilidade, os mercados caminham para encerrar agosto de forma positiva. Ademais, o S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião

Manual 10 passos essenciais para se tornar um investidor de sucesso. Baixe Grátis!

Baixar agora!