S&P 500 cai com indefinição macroeconômica e avanço da Covid-19

O mercado futuro do S&P 500 opera em queda na manhã desta terça-feira (23), pressionado pelas indefinições macroeconômicas dos Estados Unidos, ao passo que é observada uma “terceira onda” de contaminações pelo novo coronavírus (Covid-19) na Europa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por volta das 8h20, o S&P 500 caía 0,37%, a 3.915,38 pontos. A Nasdaq, por sua vez, recuava 0,15%. Na tarde da última segunda-feira (22), o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, disse que a economia ainda está longe de se recuperar — mesmo com o temor pela volta da inflação.

“A recuperação progrediu mais rapidamente do que geralmente se esperava e parece estar se fortalecendo, (…) mas está longe de ser completa. Então o Fed continuará a fornecer à economia o apoio de que ela precisa pelo tempo que for necessário”, disse o chairman perante o Comitê de Serviços Financeiros da Câmara.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

A autarquia já disse que não deve elevar a taxa de juros, atualmente zerado, ao menos até 2024. A inflação durante esse período, segundo o Fed, deve ficar próxima da meta, de 2%. Enquanto isso, a instituição pretende continuar com sua compra mensal de US$ 120 bilhões em títulos do Tesouro.

Powell e a secretária do Tesouro, Janet Yellen, participarão de uma audiência no Congresso às 13h (horário de Brasília) nesta terça.

Os investidores também digerem novos cenários para a recuperação econômica global. A expectativa do início do ano pode ser colocada em xeque após um novo avanço da pandemia na Europa. As bolsas do Velho Continente operam no vermelho após a chanceler Angela Merkel colocar a Alemanha em um bloqueio rígido na Páscoa para tentar conter outra onda de infecções.

O rendimento das Treasuries de 10 anos nos Estados Unidos operam em queda pelo seguindo dia consecutivo, a 1,629%, após atingir 1,730% na última sexta-feira (19). Nesta semana haverá um novo leilão de títulos, com o Tesouro norte-americano visando uma nova captação de recursos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

No mercado de commodities, o barril de petróleo Brent cai 3,88%, a US$ 62,11, acumulando uma baixa de mais de 10% nos últimos 11 dias. O dólar, por sua vez, se fortalece frente às demais moedas, com o índice DXY subindo 0,46%.

S&P 500 e as bolsas mundias

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 8h30:

Os mercados internacionais adotam certa cautela neste mês — de olho no rendimento das Treasuries e na pressão inflacionária nos Estados Unidos. O S&P 500 e as bolsas norte-americanas observam o desdobramento do novo pacote de estímulos do presidente Joe Biden, além das dúvidas ligadas ao cenário macroeconômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião