S&P 500 avança no mercado futuro e caminha para encerrar semana no azul

O S&P 500 futuro avança em campo positivo na manhã desta sexta-feira (8), com os investidores avaliando dados econômicos. A taxa de desemprego dos Estados Unidos é um fator preponderante para os próximos passos da política monetária norte-americana.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Por volta das 10h, o S&P 500 futuro subia 0,08%, para 4.403,60 pontos. A Nasdaq, por sua vez, avançava 0,10%, para 14.912,10 pontos. O índice DXY, que apresenta a variação do dólar frente a uma cesta de moedas, permanece estável, com leve baixa de 0,04%, aos 94,17 pontos.

O mercado de trabalho norte-americano possivelmente se recuperou em setembro, com a reabertura de escolas e retomada das contratações de empresas de turismo e lazer, fomentando o setor de serviços.

Segundo economistas ouvidos pelo The Wall Street Journal, devem ter sido criados 500 mil postos de trabalho em setembro, mais que o dobro do reportado um mês antes. A taxa de desemprego pode ter caído, portanto, de 5,2% para 5,1%.

Os especialistas, entretanto, ainda se mostram preocupados com a escassez de trabalhadores, o que pode desacelerar esse processo de recuperação. Antes da chegada da pandemia, o taxa de desemprego no país era de 3,5%.

O Federal Reserve (Fed) tem dito consistentemente que a recuperação do mercado de trabalho é a principal variável que influencia sua política monetária. Os investidores acompanham de perto para ver se este relatório pode mudar os planos de redução dos estímulos da autoridade monetária.

Ontem, o Senado votou de acordo com as linhas partidárias a proposta dos republicanos, a qual foi aceita pelos democratas, para a suspensão do teto da dívida dos Estados Unidos. Isso alivia as contas públicas ao menos até o dia 3 de dezembro.

Em nota, a Casa Branca instigou o Congresso a tratar dessa ruptura do teto para além de dezembro. “Não podemos permitir que o processo de rotina de pagar nossas contas se transforme em um confronto político que abala a confiança a cada dois anos ou a cada dois meses.”

“A volatilidade de hoje é natural, pela divulgação dos dados de trabalho. A agenda econômica trouxe dados favoráveis na China, mas não acabou não fazendo preço nos mercados internacionais”, comentou o economista Roberto Padovani, do BV.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

S&P 500 e as Bolsas internacionais

Confira o desempenho das principais bolsas mundiais por volta das 10h08:

Os mercados mundiais procuram retomar o trilho positivo ainda no início de outubro, afastando a sombra da queda do mês passado, mas ainda com forte volatiliadade. O S&P 500 e as Bolsas ainda digerem o desdobramento das pressões inflacionárias norte-americanas e a retirada de estímulos mundo afora.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião