Setores de Varejo, Saúde e Commodities são as maiores apostas, diz XP

Para os gestores de renda variável da plataforma XP, os principais setores que devem superar a performance do Ibovespa nos próximos 12 meses são: Varejo, Saúde e o de Commodities -em Mineração, Siderurgia e Petróleo, Gás, Combustíveis, Petroquímica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Enquanto os setores que ocupam as últimas posições da lista são os segmentos de educação e financeiro, de acordo com a XP.

Além disso, ao falar sobre o cenário atual, entre os setores mais representativos dos portfólios dos gestores, novamente está o varejo em primeiro lugar, em 66% das carteiras, todavia, em seguida estão os setores Financeiro & Seguros e Mineração & Siderurgia.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O varejo online, principalmente, foi uma tema que se beneficiou do quadro de isolamento e novos hábitos de consumo desenvolvidos durante a pandemia e tende a ser impulsionado com a recuperação da atividade econômica”.

Alocações elevadas em ações

Segundo a XP, para um fundo de renda variável “long only” ou “long biased”, o nível de alocação em ações ou exposição líquida em ações está diretamente relacionado ao nível de convicção do gestor com as oportunidades presentes na bolsa.

“Hoje a maioria dos gestores apresenta mais de 90% do portfólio alocado em ações, o que representa um nível historicamente elevado”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Alocação internacional

Além disso, os gestores também estão explorando oportunidades fora do País, desde o início da pandemia, de acordo com a XP, seja pelo investimento em empresas brasileiras listadas fora do Brasil ou companhias domiciliadas no exterior e com receitas expostas a diferentes países.

“Cerca de 78% dos gestores possuem alguma alocação nesse grupo de empresas, representando entre 5-10% do patrimônio líquido do fundo de maneira predominante”.

A pesquisa realizada pela plataforma XP, tem como objetivo ” coletar suas perspectivas para a Bolsa brasileira e como os fundos estão posicionados diante do cenário atual”. Foram obtidas as repostas de 32 gestoras ao longo dos dias 1 e 5 de abril.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião