Setor de serviços tem baixa de 0,3% em setembro

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quarta-feira, 14 de novembro, os dados referentes ao setor de serviços no mês de setembro. Foi apresentado um recuou de 0,3% em comparação com o mês de agosto, quando a alta revisada de 1,4%.

Todavia, na comparação com setembro de 2017, o setor de serviços teve uma alta de 0,5% em 2018, descontando o efeito da inflação.

Entretanto no paralelo com os nove primeiros meses do ano, este ano apresenta negativa de 0,4% na comparação com o ano anterior. Enquanto na soma dos últimos 12 meses a baixa é de 0,3%.

Outro destaque da pesquisa foi referente aos números do terceiro trimestre de 2018.

Entre julho e setembro a área apresentou alta de 0,8% na comparação com o trimestre anterior, enquanto na comparação com o mesmo período em 2017 o crescimento foi 0,7%.

Este resultado representou uma alta trimestral após 14 trimestres consecutivos de queda.

O levantamento ainda apontou a alta de 3,2% na receita nominal do mês de setembro, no paralelo com ano passado. Além de ter ficado instável na comparação com agosto.

Agora são esperadas as novas medidas econômicas e fiscais do governo eleito para saber se o setor de serviços está em recuperação.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião