Semana do Fiagro: Perdeu alguma coisa? Então confira tudo aqui!

Após a semana temática recheada de conteúdos sobre Fundos de Investimentos nas Cadeias Produtivas Agroindustriais (Fiagro), agora você sabe da importância do setor de agronegócio e como investir no segmento que representa um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Ao longo desta semana, o SUNO Notícias, com apoio da Ecoagro e da XP Asset, preparou matérias especiais e lives com especialistas sobre o assunto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Chegamos hoje ao último dia da Semana do Fiagro. Se você perdeu e você perdeu alguma live ou reportagem, relaxe: ainda é possível acessar todos os conteúdos compilados desta semana temática neste link.

Nesta semana, foram abordados temas como: se vale a pena investir no agronegócio, a diferença entre fundos imobiliários e Fiagros e como escolher um Fiagro para investir. Além de lives que aconteceram com os especialistas, já disponíveis no canal do YouTube do Suno Notícias. Confira a trilha:

  • Dia 1: Vale a pena investir no agronégocio em 2022?
  • Dia 2: Por que o Fiagro veio com tudo?
  • Dia 3: Fiagro ou Fundos Imobiliários?
  • Dia 4: Como escolher um Fiagro para investir?
  • Dia 5: Conheça as estratégias do Fiagro da Ecoagro e fique por dentro também das estratégias da XP Asset.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Veja o que rolou na Semana do Fiagro:

Recheada de conteúdo, a semana temática do SUNO Notícias começou na segunda-feira (27) e foi até esta sexta-feira (1º).

Dia 1: Vale a pena investir no agronegócio?

A segunda-feira (6) abriu com uma reportagem esclarecedora sobre a importância de investir no agronegócio em meio ao cenário de crise, como uma oportunidade de proteger o capital. Nela ainda foi citado como investir no setor por meio de Fiagro e quais os ativos hoje existentes para o investidor fazer sua melhor escolha.

A matéria conta com uma lista de 5 ativos para investir no segmento de agronegócio, são eles:

  • Fiagro
  • LCAs
  • CRA
  • Ações na Bolsa
  • FIIs de Terra

Dia 2: Por que o Fiagro veio com tudo?

Na terça-feira (28) publicamos uma matéria sobre ‘Investir no agronegócio: entenda por que o Fiagro veio com tudo’. O conteúdo revela que o Fiagro é uma opção de investimento que possibilita a diversificação maior de risco e ganhos de capital.

Além disso, a matéria aponta que o investimento em agronegócio tem se desenvolvido de forma consistente e com expectativa de crescimento para os próximos anos. A publicação ainda traz dicas importantes para analisar antes de investir no ativo, como: quanto da carteira destinar em Fiagro e os riscos que o investimento pode trazer ao investidor.

No mesmo dia teve uma live especial sobre ‘Fiagro: Como funciona este fundo e qual é seu impacto no mercado brasileiro‘ com a apresentação do editor de multimídia do SUNO Notícias, Greg Prudenciano, e a participação da Amanda Coura, Head de Produtos Estruturados da Suno Asset.

Dia 3: Fiagro ou Fundos Imobiliários?

No dia seguinte, na quarta-feira (29), foi publicado uma matéria que explica a diferença entre os Fundos Imobiliários (FIIs) e os Fiagros.  A matéria contou com a explicação de especialistas sobre as diferenças entres os fundos, a tributação de cada, a rentabilidade e qual ativo melhor para investir.

Apesar das semelhanças entre Fiagro e FIIs serem enorme, os especialistas apontaram algumas diferenças como: a estrutura, a gestão e os rendimentos recorrentes.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-FIAGRO-4.png

Dia 4: Como escolher um Fiagro para investir?

Na quinta-feira (30), foi publicado um guia com cinco passos que devem ser analisados antes de começar a investir no Fiagro. Desde o lançamento da categoria, no final do ano passado, os fundos de investimento do agronegócio atraíram 50 mil investidores e um patrimônio de quase R$ 3 bilhões. Se você ficou de fora, deve estar se perguntando: como faço para escolher um Fiagro para investir?

Para não ficar de fora, os especialistas ouvidos pelo SUNO Notícias revelaram que existem 5 pontos principais para analisar antes de escolher um Fiagro, são eles:

  1. Concentração e perfil dos devedores;
  2. Potencial de rentabilidade;
  3. Características dos ativos;
  4. Expertise da gestão no setor do agronegócio;
  5. Periodicidade dos rendimentos.

Além disso, publicamos um relatório do Itaú BBA com  a seleção dos Fiagros mais rentáveis do mês de junho, confira aqui!

No mesmo dia teve uma live especial no canal do YouTube do SUNO Notícias com a XP Asset sobre Fiagros.

Dia 5: Conheça a Ecoagro e as estratégias da XP Asset

Na sexta-feira (1º), foi publicado um conteúdo sobre as estratégias do Fiagro da Ecoagro, o EGAF11. A gestora do fundo, a Ecoagro, é líder na emissão de CRAs – que financiam produtores, revendas, indústrias de insumos e toda a cadeia de produção do agronegócio.

Foi possível entender como esses ativos se esquivam e se protegem de dificuldades climáticas para entregar bons rendimentos e assegurar lugar em uma boa carteira de investimentos. Além disso, você também ficou por dentro das estratégias da XP Asset nesta frente.

O último dia da Semana Temática também conta com uma live especial com a Ecoagro no canal do YouTube do SUNO Notícias.

Se você perdeu a Semana Temática do Fiagro do SUNO Notícias, com apoio da Ecoagro e da XP Asset, não se preocupe: pode acessar todos esses conteúdos neste link.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião