Investir no agronegócio: entenda por que o Fiagro veio com tudo

Fiagro é um termo novo no mercado financeiro, e a explicação mais simples para entender este produto é a seguinte: o Fiagro abre uma porteira para o público geral realizar investimento no agronegócio, sejam em ativos de natureza rural ou de atividades relacionadas a produção do setor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Até então, existiam duas principais maneiras de um investidor comum conseguir financiar diretamente o agro. Uma delas era investir no LCA dos bancos e outra era aportar em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs).

O Fiagro é uma opção de investimento que possibilita diversificação maior de risco e ganhos de capital, por poder investir em diversos títulos de renda fixa do agronegócio, e também em terras e ativos rurais, cotas de outros fundos que possuam ativos rurais e participação em sociedades da cadeia agro.

No segundo dia da Semana do Fiagro do Suno Notícias, com o apoio da XP Asset e da Ecoagro, vamos explicar o que é fiagro e quais são seus riscos e vantagens. Você pode acompanhar tudo neste link.

A grande vantagem é trazer uma opção a mais para as pessoas físicas, e elas já entenderam isso. Hoje, 98% dos investidores são investidores comuns.

E por que investir no agronegócio é algo tão interessante? Primeiro, porque é um setor gigante para a economia brasileira; segundo porque a demanda por alimentos é algo garantido em qualquer cenário econômico. Existe uma preocupação global com o tema, que é humanitário e estratégico para todos os países.

Mas, agora, os olhos dos investidores brilham ainda mais devido à disparada dos preços das commodities. Os preços dos insumos agrícolas já estavam em alta antes da guerra da Rússia contra a Ucrânia, mas o conflito colocou ainda mais pressão sobre os preços.

Foi neste contexto que o Fiagro surgiu no Brasil. Criado em 2021, ele começa a ganhar cada vez mais força. Segundo estimativas da XP Investimentos, este mercado pode atingir um volume de R$ 75 bilhões até 2025.

Esses fundos possuem três categorias:

  • Fiagros-FIDC: investem em ativos creditórios da agroindústria
  • Fiagro-FIP: possuem investimentos em participação em empresas agrícolas
  • Fiagro-FII: têm imóveis rurais ou investimentos em dívida ligada ao setor agrário

Por enquanto, o Fiagro-FII é a modalidade que está mais dominante no mercado, com dezenas de opções para todos os investidores, principalmente os de pessoa física.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Como funciona o Fiagro-FII?

Basicamente, o Fiagro-FII funciona de modo semelhante aos fundos imobiliários que, por sua vez, são bastante conhecidos no mercado financeiro. A diferença básica é que esses ativos investem em produtos relacionados ao setor agropecuário, podendo ser imóveis ou títulos da dívida aplicados à produção agrícola. Os rendimentos desses ativos são distribuídos entre os cotistas.

Para essa engrenagem funcionar, cada um dos fundos possui uma equipe gestora, que faz todo o trabalho análise de ativos, investimentos e distribuição dos rendimentos. Lembrando que muitos deles são listados na bolsa de valores, sendo facilmente negociados e com liquidez satisfatória.

Veja a lista dos fundos de agro listados em bolsa hoje:

BB FDO DE INV DE CRÉDITO FIAGRO – IMOBILIÁRIOBB Crédito FiagroBBGO11
CANVAS FDO DE INV NAS CAD PROD AGRO – FIAGRO IMOBFiagro CanvasCCFA11
CAPITANIA AGRO STRATEGIES – FIAGRO – IMOBILIÁRIOCapitânia Agro StrategiesCPTR11
DEVANT FDO INV NAS CAD PROD AGROIND – FIAGRO IMOBDevant FiagroDCRA11
ECOAGRO I FDO INV CADEIAS PROD AGROIND FIAGRO IMOBEcoagro Fundo de Investimento imobiliárioEGAF11
FDO INV CAD PRO AGRO EXES ARAGUAIA – FIAGRO IMOBExes AraguaiaAGRX11
FDO INV CADEIAS PROD AGRO RIZA AGRO FIAGRO IMOBRiza AgroRZAG11
FDO INV CADEIAS PROD AGROIND JGP CRED FIAGRO IMOBJGP CréditoJGPX11
FG/AGRO FDO DE INVEST – FIAGRO – IMOBILIÁRIOFG/AgroFGAA11
GALÁPAGOS RECEBÍVEIS DO AGRONEGÓCIO – FIAGRO-IMOBGalápagos Recebíveis do AgronegócioGCRA11
HIGH FUNDO DE INVESTIMENTO AGRO FIAGRO IMOBHigh AgroHGAG11
ITAU ASSET RURAL FIAGRO – IMOBILIÁRIOItaú Asset Rural ImobiliárioRURA11
KINEA CRÉDITO AGRO FIAGRO-IMOBILIÁRIOKinea Credito AgroKNCA11
LESTE FDO INV CAD PROD AGROIND FIAGRO IMOBLeste – Investimento no AgronegócioLSAG11
NCH EQI RECEBÍVEIS DO AGRONEGÓCIO FIAGRO IMOBEQI Recebíveis AgronegócioNCRA11
OURINVEST INNOVATION – FIAGRO IMOBILIÁRIOOrinvest InovationOIAG11
PLURAL CRÉDITO AGRO – FIAGRO – IMOBILIÁRIOPlural Recebíveis ImobiliáriosPLCA11
SFI INVESTIMENTOS DO AGRONEGÓCIO – FIAGRO -IMOBSFI Investimentos do AgronegócioIAGR11
VALORA CRA FDO INV NAS CAD PROD AGRO FIAGRO – IMOBValora CRAVGIA11
VECTIS DATAGRO CR AGR – FDO INV CAD PROD AG – IMOBVectis DartagroVCRA11
XP CRÉDITO AGRÍCOLA FDO INV FIAGRO IMOBILIÁRIOXP Crédito AgrícolaXPCA11

Até o momento, a maioria dos Fiagro-FII são fundos de papel, ou seja, eles investem em certificados de recebíveis agrícolas (CRA). Esses ativos são emitidos por empresas do setor do agronegócio que utilizam esses recursos para investir na produção. Em troca, os Fiagros recebem os juros desses recebíveis.

Como esses CRAs são indexados ao CDI ou IPCA, com a alta dos juros e da inflação, os Fiagros têm distribuído rendimentos interessantes. De acordo com levantamento do Quantum Finance, em muitos casos os dividendos dos Fiagros ultrapassam a marca de 1% ao mês.

Além disso, esses ativos são listados na bolsa de valores, ou seja, o preço de suas cotas variam no mercado financeiro. Isso significa que os investidores podem obter ganho de capital ao vender as cotas após determinada valorização.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/07/Slide1-1.png

Por que investir em Fiagro?

Os Fiagros investem no setor agrícola, que é o principal segmento da economia brasileira. Segundo Ricardo Propheta, gestor da BRZ Investimentos, o agro “tem se desenvolvido de forma consistente e com expectativa de crescimento para os próximos anos”.

Na mesma linha, Amanda Coura, head de produtos estruturados da Suno Asset, acredita que existem muitas vantagens de investir em Fiagros. Ela afirma que esses ativos, mesmo sendo novos no mercado, “têm um potencial de assumir grande liquidez, com a vantagem do investidor aumentar suas posições ou mesmo vender suas cotas no mercado secundário”.

Coura também vê no setor uma excelente oportunidade de diversificação de ativos. “Ao investir em Fiagro, a pessoa aloca capital em um veículo que possui várias teses em seus portfólios. Ou seja, com um ativo você se expõe a diversos produtos, mercados associados ao agronegócio”, ressaltou Coura.

De igual modo, o agronegócio, além de lucrativo, é um setor resiliente em momentos de crise, o que ajuda na composição de uma boa carteira de investimentos. Neste aspecto, Propheta afirmou que “já passamos por uma crise de saúde pública ligada ao covid-19 e tantos outros problemas estruturais e, mesmo assim, o agronegócio se mostrou forte”.

Por isso, o gestor da BRZ Investimentos lembra que o investidor, antes de decidir em alocar capital em Fiagro, deve pensar na exposição ao agronegócio.

Fiagro
Agronegócio e Fiagro. Foto Unsplash

Investir sem esquecer dos riscos

Como um veículo de investimento de renda variável, o Fiagro-FII não está imune aos riscos. Quem investe ou pretende mergulhar no setor precisa estar consciente disso. Propheta cita que “o investidor precisa saber em que ele está investindo, afinal um fundo desse tipo é diferente do outro”.

Em outras palavras, é necessário analisar os ativos com muito critério. É importante que o investidor saiba a composição das carteiras dos Fiagros e conheça o gestor que está à frente do fundo.

Desse modo, é necessário escolher ativos com gestoras de competência reconhecida pelo mercado. “Assim como nos FIIs, nos Fiagros o investidor precisa conhecer o gestor, para ter certeza de que a gestora equilibra os riscos e faz um diálogo transparente com o mercado”, diz Propheta.

No que se refere aos riscos mais específicos do segmento, existe o risco de crédito desses ativos, uma vez que a maioria deles investe em dívidas do agronegócio. Da mesma forma, existe o risco da contraparte não pagar.

Mais: como um ativo inserido na economia do agronegócio, Amanda Coura ressaltou que existe o risco do setor agrícola como um todo, que pode ser resultado de um problema sistêmico ou pontual que traga problemas ao fundo.

De forma semelhante, Propheta também lembrou da abrangência desses riscos, que possui naturezas variadas, que envolvem questões climáticas, até mesmo variações abruptas nos preços de commodities.

Constância nos rendimentos

Existe um aspecto que não pode ser ignorado pelos investidores. Antes de investir, é preciso conferir a constância dos rendimentos dos Fiagros de sua carteira. Diferentemente dos fundos imobiliários, esses fundos não são obrigados a distribuir 95% dos lucros referentes ao semestre.

Pela particularidade do setor agro, os Fiagros podem distribuir 95% dos lucros anuais. Mesmo assim, as gestoras priorizam uma regularidade na distribuição, pagando mensalmente ou com regularidade maior.

A especialista da Suno Asset comentou que alguns fundos atrelam seus rendimentos às safras, que são em períodos mais longos, ou à valorização de terras, que são em períodos ainda mais longos.

Quanto da carteira destinar em Fiagro?

Talvez essa seja a pergunta de muitos investidores iniciantes que ainda não sabem o quanto devem ou podem aportar nesses ativos. Para Coura, investir em Fiagro torna-se relevante dentro de um portfólio diversificado, uma vez que o setor do agronegócio é descorrelacionado com o setor Imobiliário e muitas ações, trazendo diversificação para o portfólio.

Em outras palavras, ela acredita que esses ativos relacionados ao agronegócio podem auxiliar na proteção de volatilidade em eventuais momentos de crise. Deste modo, ela cravou uma porcentagem que pode ajudar quem deseja se expor ao segmento: “Acredito que pelo menos 10% da carteira do investidores deveria estar em estratégia agro.”

Por isso, investir em Fiagro dentro de uma carteira diversificada pode trazer muitos benefícios. Os especialistas aqui foram unânimes em destacar que a isenção fiscal dos rendimentos aliada a uma gestão competente pode ser muito positiva para o investidor. Para saber ainda mais sobre o assunto, continue ligado na semana do Fiagro aqui no Suno Notícias e confira este guia detalhado sobre o tema.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/62893415-minicurso-fundos-imobiliários.png

Gustavo Bianch

Compartilhe sua opinião