Selic a 9,5% até o fim de 2024 permite aceleração de crédito e juros menores, projeta presidente da Caixa

A Selic deverá ser reduzida a 9,5% até o final do ano que vem – esta é a projeção do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Durante uma entrevista ao programa Canal Livre da BandNews TV neste domingo, Vieira explicou sua previsão para a taxa básica de juros, a Selic, com base em um movimento que espera-se que amplie a capacidade de expansão de crédito e baixar o juro da casa própria.

Vieira ainda reforçou a correlação entre esses fatores. Segundo ele, a inadimplência no Brasil está em baixa e o País enfrenta um estoque de crédito de má qualidade pequeno. “Esse viés de queda da Selic vai permitir que a expansão de crédito ocorra de forma mais acelerada”, disse.

Vieira informou ainda que o banco estatal contribuirá com o retrofit de imóveis em Belém, para a Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em 2025. De acordo com ele, a empresa também dispõe de um programa voltado à urbanização de favelas. “Hoje se fazem conjuntos habitacionais com novas tecnologias, (ação) ligada ao Ministério das Cidades”, comentou o presidente da Caixa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Boletim Focus mantém Selic a 9,25%

Nesta segunda-feira (18), o Boletim Focus do Banco Central (BC) anunciou a segunda queda na projeção da inflação oficial, o IPCA, ao final deste ano, após a última reunião do ano do Comitê de Política Monetária (Copom).

Na semana passada, o Copom realizou a sua última reunião de decisão de política monetária, reduzindo a taxa Selic em 0,5 p.p, que chegou a 11,75%. Para 2024, a projeção do grupo é que a taxa Selic chegue em 9,25% ao final do ano.

Além disso, a projeção para o IPCA se manteve em 3,93% e para o PIB, em 1,51%.

Enquanto isso, as expectativas são que o câmbio do dólar também fique estável em R$ 5,00.

Com informações de Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião