Seguro-desemprego: pedidos nos EUA mantêm patamar elevado

O número de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA permaneceu relativamente alto na semana encerrada em 4 de julho, de acordo com o Departamento do Trabalho americano nesta quinta-feira (9).

Os novos pedidos ficaram em 1,314 milhão ante 1,413 milhão na semana imediatamente anterior. De acordo com a “Reuters”, os pedidos atingiram o pico ao final de março, quando 6,867 milhões de pessoas entraram com a requisição.

De março para cá, o número de novos pedidos vem caindo de forma gradual, mas ainda é duas vezes maior que o pico alcançado na grande crise do subprime de 2008. O patamar elevado revela que a recuperação ainda pode demorar e ser mais lenta que o esperado.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

De acordo com a “Reuters”, a fraca demanda oriunda da recessão econômica iniciada em fevereiro faz com que algumas empresas estejam em uma segunda onda de novas demissões.

Além disso, a concessão de crédito e estímulos do governo, que podem ser perdoados parcialmente para pagar salários, está diminuindo, o que deve ajudar a manter o patamar dos pedidos de seguro-desemprego elevado.

Seguro-desemprego no Brasil

No Brasil, o Ministério da Economia anunciou nessa quinta-feira (25) que o número solicitações de seguro-desemprego ,na primeira metade de junho, chegou a 351.315.

O montante é 35% maior do que o número de pedidos do auxílio na mesma época no ano passado. Já no acumulado do ano, a pasta calcula 3.648.762 requerimentos, o que representa uma alta de 14,2% na comparação anual.

Saiba mais: Seguro-desemprego: pedidos aumentam 76,2% em maio

Em contrapartida, o Ministério destacou que os pedidos de seguro-desemprego apresentaram uma queda de 22,9% quando comparados com o total de requerimentos na segunda metade de maio desse ano.

Além disso, a pasta salientou que cerca de 71,4% dos pedidos de seguro-desemprego efetuados na primeira quinzena desse mês, foram feitos através da internet. Vale destacar que o trabalhador tem até 120 dias para pedir o benefício, e o processo pode ser feito totalmente online.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião