EUA: pedidos de seguro-desemprego crescem além das previsões

O número de pedidos de seguro-desemprego nos Estados Unidos alcançou 778 mil na semana que terminou no dia 21 de novembro. A informação foi divulgada nesta quarta–feira (25) pelo Departamento de Trabalho americano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Os pedidos de seguro-desemprego superaram as expectativas dos economistas consultados pela Dow Jones, que esperavam um total de cerca de 733 mil.

Além disso, os pedidos foram superiores aos registrados na semana anterior, quando tinham sido de 742 mil.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

A alta nos pedidos do seguro-desemprego ocorre em meio ao crescimento de casos da coronavírus (Covid-19) no país.

A média diária de novos casos atingiu cerca de 174 mil e há o temor de que o feriado de Ação de Graças, em que comumente famílias se reúnem para as celebrações, procure um aumento ulterior dos contágios.

Na última semana, alguns estados dos EUA impuseram novas restrições à mobilidade dos cidadãos. Washington, por exemplo, proibiu reuniões fora do grupo familiar. Na cidade de Nova York, o prefeito impôs o fechamento de bares e restaurantes.

Por outro lado, mesmo com essa alta semana no número de pedidos de seguro-desemprego, o total registra uma queda de 299 mil nas últimas duas semanas, tendo chegado a 6,07 milhões.

Os novos pedidos de seguro-desemprego continuam menores do que 800 mil, pico registrado durante o momento mais crítico da pandemia. Entretanto, ainda continua um nível muito acima do que era registrado antes do surgimento do covid-19.

O número total de benefícios distribuídos nos EUA, que inclui os especiais cedidos pelo governo por conta da pandemia, aumentou para 20,45 milhões na semana encerrada em 7 de novembro, 135.297 a mais do que na semana anterior.

Pedidos de seguro-desemprego aumentam pela segunda semana seguida

Na semana passada o Departamento do Trabalho dos Estados Unidos tinha também registrado um alta nos pedidos de seguro desemprego. Na semana que terminou no dia 14 de novembro 742.000 americanos entraram com pedido de benefício pela primeira vez na última semana.

A semana passada foi a primeira em que o número de novas solicitações aumentou pela primeira vez em cinco semanas.

Embora as vacinas para a covid-19 que estão sendo desenvolvidas pela Moderna e pela Pfizer-BioNTech devam receber aprovação antes do final do ano, os economistas alertaram que levará um tempo para reverter a crise no mercado de trabalho, negócios e investimentos dos Estados Unidos.

Enquanto isso, a Compensação de Desemprego de Emergência Pandêmica (PEUC), que fornece 13 semanas extras de seguro-desemprego para aqueles que já esgotaram seus benefícios, estão definidas para expirar no final de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião