Agora é verdade: CVM americana aprova oficialmente ETFs de bitcoin à vista

A Securities and Exchange Comission (SEC), equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), finalmente aprovou a emissão dos primeiros fundos de ETFs de bitcoin à vista, um dia depois do “anúncio falso” de que a entidade havia aprovado a negociação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

No final desta tarde de hoje, o regulador chegou a publicar um documento que informava aval a vários ETFs, mas o relatório saiu do ar minutos depois. O caso gerou ceticismo entre investidores, um dia depois de a conta do órgão na rede social x (antigo Twitter) ter sido invadida e veiculado o anúncio falso.

Desta vez, no entanto, a informação foi confirmada logo em seguida pela nota de Gensler. A Grayscale também revelou que teve a listagem de seu ETF de bitcoin à vista aprovada, com negociação a partir de amanhã. Além dela, outras empresas também poderão emitir o produto, como a ARK 21Shares e Blackrock.

Gary Gensler, presidente da SEC, pontou no documento publicado pela autoridade do mercado de capitais nos Estados Unidos que, apesar da aprovação do ETFs, a autarquia americana “não aprova, tampouco endossa, o bitcoin”. Segundo ele, a SEC está analisando outros pedidos simultaneamente para criar condições de concorrência igualitária entre os emissores.

Em publicação, o jornal Valor Econômico afirma que foram aprovados 11 ETFs para negociação. São eles: BlackRock, Fidelity, ARK Invest, Grayscale, Bitwise, VanEck, Galaxy, Invesco, Franklin Templeton, WisdomTree, Valkyrie e da brasileira Hashdex, uma das empresas que pleiteavam a iniciativa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Anúncio falso na véspera sobre o ETF de bitcoin

Ontem, a conta da CVM americana no X, ex-Twitter, publicou que havia aprovado a listagem e a negociação de ETF de bitcoin à vista. A notícia se espalhou e repercutiu no mercado financeiro aqui e nos Estados Unidos.

Mas não era um post verdadeiro. Tratava-se de uma invasão à conta da SEC no X. Segundo a CNBC, um porta-voz da SEC informou que “houve acesso não autorizado à conta X do regulador ‘por uma parte desconhecida’ durante breve período logo após as 16h, horário do leste dos EUA”.

“A conta da SEC no Twitter foi comprometida e um tweet não autorizado foi postado. A entidade não aprovou a listagem e negociação de produtos negociados em bolsa de bitcoin à vista”, postou Gensler nesta terça (10) em sua conta pessoal.

Havia uma expectativa grande do mercado desde o ano passado pela possível aprovação da medida nos EUA. Isso porque, com a regulação do ETF de Bitcoin, analistas ao redor do mundo apostam que uma parte do dinheiro institucional, ou seja, aquele direcionado a grandes investimentos pode ser negociado no mercado de criptoativos.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Compartilhe sua opinião