Saudi Aramco pretende realizar oferta inicial de ações ainda neste ano

A Saudi Aramco iniciará sua oferta inicial de ações (IPO) por volta do dia 20 de outubro. As discussões para a abertura de capital da maior petrolífera do mundo começaram nesta quarta-feira (25).

Segundo fontes familiarizadas, a expectativa é de que a oferta tenha um valuation de ao menos US$ 2 trilhões. Caso esse valor seja confirmado, a Saudi Aramco se tornará a empresa mais valiosa do mundo.

A companhia poderá ser listada na Bolsa de Valores da Arábia Saudita já em novembro. No entanto, o cronograma da oferta ainda não foi finalizado.

Além de trabalhar para a abertura de capital, a petrolífera também está atuando para recuperar sua capacidade de produção. Após os ataques às instalações da companhia, a expectativa era de que a abertura de capital fosse adiada.

“A Aramco parece estar fazendo todos os esforços para restaurar toda a produção o mais rápido possível, tanto para garantir a seus clientes que é um fornecedor confiável quanto para evitar atrasos na abertura de capital”, afirmou o analista sênior da Manulife Asset Management, Richard Segal.

Retorno da produção após ataques

Segundo a agência de notícias “Reuters”, a gigante do setor de petróleo já recuperou sua capacidade de produzir 11,3 milhões de barris por dia. A expectativa do mercado era de que a recuperação ocorresse mais lentamente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Após os ataques sofridos em 14 de setembro, o ministro da Energia da Arábia Saudita, Abdulaziz bin Salman, e o executivo-chefe da petrolífera, Amin Nasser, afirmaram que a produção seria recuperada até o final do mês.

Atualmente, a produção no campo de Khurais é de 1,3 milhão de barris por dia (bpd). Em Abqaiq, são produzidos 4,9 milhões de bpd.

Ataques às bases da Saudi Aramco

No dia 14 de setembro, duas instalações da Saudi Aramco sofreram um incêndio após o ataque de drones nas bases. O grupo rebelde houthis, do Iêmen, declarou que os ataques envolveram dez drones. Entretanto, o governo saudita não mencionou suspeitos.

Saiba mais: Bases de petróleo na Arábia Saudita sofrem incêndio

De acordo com a Arábia Saudita e os Estados Unidos, os houthis são armados e financiados pelo Irã. No entanto, a acusação foi negada por Teerã.

Após o incêndio, o presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que autorizou a liberação de petróleo da Reserva Estratégica de Petróleo. Além disso, solicitou às agências governamentais que agilizem as aprovações de liberação dos oleodutos em processo de permissão no Texas e em outros Estados.

Por conta dos ataques às instalações da Saudi Aramco, o preço do petróleo subiu quase 20% nos mercados internacionais.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião