Santos Brasil (STBP3): privatização do Porto de Santos deve beneficiar empresa, diz BTG: “Top pick do setor”

O BTG Pactual segue recomendando a ação da Santos Brasil (STBP3) sob perspectivas da privatização do Porto de Santos, que deve beneficiar a Tecon Santos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O Ministério da Infraestrutura mostrou interesse em privatizar o Porto de Santos em dezembro deste ano. A documentação para a licitação foi enviada na sexta-feira (23), para o Tribunal de Contas da União (TCU), segundo informações do Valor.

O BTG Pactual está otimista com o processo de privatização do Porto de Santos e seu impacto nos players portuários da operação, que inclui a Santos Brasil, seu “Top Pick” em infraestrutura.

As melhorias esperadas em governança, acesso e investimentos de dragagem devem facilitar o planejamento de longo prazo dos terminais, incluindo a Tecon Santos, da Santos Brasil, disse o BTG;

Entretanto, o BTG afirma que o leilão para a licitação do porto pode ser adiado devido a “riscos eleitorais”. O candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva se mostra contra as privatizações de entidades estatais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Santos Brasil é autorizada a operar terminal em Itaqui (MA)

A empresa recebeu autorização para operar seu terminal de granéis líquidos em Itaqui, no Maranhão, o TLG 3.

A autorização foi dada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O terminal TLG 3 é o primeiro de granéis líquidos da Santos Brasil.

O terminal tem capacidade nominal de 20 mil metros cúbicos, distribuída em sete tanques para armazenamento de diesel, gasolina, etanol anidro e biodiesel.

O TLG 3 foi um dos três terminais arrematados por 20 anos pela Santos Brasil no leilão realizado na B3 (B3SA3) em abril do ano passado. As prorrogações de outorgas podem se estender até 70 anos.

As outorgas combinadas totalizam R$ 157,3 milhões.

“A Santos Brasil segue trabalhando pela obtenção da licença para início das operações de seu segundo terminal brownfield, o TGL 1, e também no projeto da terceira área arrematada”, disse a companhia em comunicado.

Cotação

As ações da Santos Brasil caem 3% no final do pregão desta quinta-feira (29), cotadas a R$ 8.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ana Clara Macedo

Compartilhe sua opinião