Privatização da Sabesp (SBPB3), Lula na Alemanha e mais: confira a agenda desta segunda-feira

A primeira semana de dezembro começa com a discussão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sobre a proposta de privatização da Sabesp (SBSP3), empresa responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no Estado. O mercado também acompanha a visita do presidente Lula à Alemanha, após participar da COP28.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-Dkp-1.png

Para ser aprovado em plenário, o projeto de lei de privatização da Sabesp precisa de, ao menos, 48 votos dos 94 possíveis. A expectativa do relator, deputado Barros Munhoz (PSDB), é de que o texto passe com cerca de 55 a 60 votos.

Todo o processo na Casa deve ser concluído até a próxima quarta-feira (6).

Nesta segunda-feira, direto da Alemanha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comanda, ao lado do chanceler do país, Olaf Scholz, a 2ª Reunião de Consultas Intergovernamentais de Alto Nível, com a participação de ministros das duas nações. Lula, que estava na COP28, permanecerá na Alemanha até a terça-feira (5).

Também hoje, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) se reúne para discutir uma nova redução da taxa de juros do crédito consignado de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Se aprovada, esta será a quarta queda na taxa para aposentados e pensionistas no ano de 2023.

Ainda na agenda local, às 8h25, o Banco Central (BC) divulga o Boletim Focus, e às 8h30, a autarquia publica dados de investimentos diretos no país (IDP) de outubro.

À tarde, às 14h, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, participa do programa LiveBC, no canal da entidade no YouTube. Às 16h, Campos Neto palestra em seminário do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Agenda internacional desta segunda-feira (4)

Na agenda internacional, às 11h, haverá um discurso da presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde. Nos Estados Unidos, às 12h, serão divulgados dados de encomendas à indústria em outubro.

Às 22h45, a S&P Global/Caixin divulga dados do índice de gerentes de compras (PMI) composto da China.

A discussão sobre a privatização da Sabesp e a visita de Lula à Alemanha podem ter efeitos no Ibovespa hoje, que fechou o pregão da última sexta-feira (1) em alta de 0,67%, aos 128.184,91 pontos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

Giovanni Porfírio Jacomino

Compartilhe sua opinião