Rússia anuncia veto à exportação de commodities, em retaliação às sanções econômicas

Em resposta às recentes sanções econômicas impostas à Rússia pelo Ocidente, o presidente russo Vladimir Putin anunciou que vai retaliar com o veto às exportações de commodities e matérias-primas, que ainda serão definidas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

A medida de Moscou foi divulgada depois de o presidente do Estados Unidos, Joe Biden, suspender a importação de gás e petróleo da Rússia, como resposta à invasão russa na Ucrânia.

Além dos EUA, o Reino Unido anunciou que irá reduzir gradativamente a compra do óleo russo até o final de 2022. Já a União Europeia planeja cortar em dois terços a importação de gás da Rússia. A UE não chegou a um acordo sobre o veto às importações do petróleo russo. Putin ameaçou cortar o fornecimento de gás à Europa. Os países europeus importam em média 40% do gás da Rússia.

O presidente dos Estados Unidos ressaltou que a Europa também tem que acabar com a dependência em relação ao petróleo russo. Ele disse ainda que a invasão na Ucrânia deveria motivar a transição para energias mais limpas, como o uso de carros elétricos, por exemplo. “Quando fizermos isso, ninguém vai ficar preocupado com o preço da gasolina no futuro. Isso vai significar que um país não poderá usar os preços da gasolina contra outro país como arma”.

Impactos na União Europeia

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, disse nesta terça-feira, 8, não haver dúvidas de que as sanções impostas pelo Ocidente à Rússia terão impactos em suas próprias economias. O líder espanhol afirmou, em coletiva à imprensa, ter se reunido com autoridades nacionais para avaliar quais ações serão adotadas com o intuito de minimizar os impactos, especialmente sobre os custos de energia.

“Vão haver custos, sem dúvidas nenhuma, mas o maior custo seria se não atuássemos contra Putin”, disse, diretamente da base militar de Adazi, na Letônia.

Ao lado dos premiês do Canadá, Justin Trudeau, e da Letônia, Arturs Krisjanis Karins, e do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, o presidente espanhol reforçou a importância da coordenação conjunta dos países e frisou que “as sanções econômicas são uma das ferramentas mais cruciais para parar essa guerra”. “A assembleia da ONU nos mostrou que Putin está sozinho, o mundo todo está com Ucrânia”, comentou.

Já Trudeau, questionado sobre os investimentos do Canadá na área de defesa, disse entender “a urgência apresentada neste momento”, com a Ucrânia “se mantendo forte diante da invasão ilegal da Rússia” e defendendo a democracia e seus valores.

O Canadá anunciou ainda que irá estender sua parceria em missão com a Otan, um ano antes do prazo. Além disso, Trudeau informou que enviará mais tropas à Letônia e aprofundará parceria com países bálticos.

Stoltenberg, pro sua vez, disse que “Putin subestimou a Ucrânia e parece ter subestimado a força e unidade da Otan”.

O líder da organização disse que sua maior responsabilidade é manter 1 bilhão de cidadãos seguros. “Precisamos fazer tudo possível para não expandir o conflito para além da Ucrânia”, afirmou. Mais uma vez, ele condenou a decisão de Vladimir Putin, presidente russo, de invadir o território ucraniano e “perturbar a ordem internacional e provocar impacto devastador sobre pessoas ucranianas”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

O decreto assinado por Putin hoje é mais um contra-ataque devido à condenação da invasão russa ao território da Ucrânia por parte do ocidente. A medida visa, segundo o documento oficial, garantir a segurança da Rússia e o funcionamento ininterrupto da indústria. O Kremlin ainda irá anunciar a lista de países e produtos que serão englobados pela medida, em vigor até 31 de dezembro.

As sanções econômicas impostas à Rússia atingem, segundo Biden, “sua principal artéria da economia”. Isso porque a exportação de combustíveis fósseis representa um carro chefe para as finanças do país, maior exportador de gás natural e terceiro maior produtor de petróleo do mundo.

Além disso, o país é um grande exportador de metais como alumínio, níquel — cuja cotação atingiu valor recorde  — e paládio, representando 40% da produção global.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

EUA suspendem importações de petróleo da Rússia

As sanções ocidentais à Rússia atingiram um novo patamar nesta terça-feira (8) com o anúncio do presidente dos Estados Unidos de que irá suspender as importações de petróleo, gás e energia russos.

“Os Estados Unidos vão mirar na principal artéria da economia da Rússia“, disse Biden em pronunciamento. “Estamos unidos no nosso propósito. Queremos aumentar a pressão contra a máquina de guerra de [Vladimir] Putin”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Para a União Europeia e o Reino Unido, a decisão de romper com as negociações de petróleo, gás e energia da Rússia é mais difícil. Cerca de 40% do gás usado pelos europeus vem do país de Vladimir Putin.

Biden diz que consultou seus aliados da Europa antes de tomar a decisão de suspender as importações de petróleo da Rússia. “Estamos seguindo em frente com essa suspensão compreendendo que muitos dos nossos parceiros e aliados europeus podem não estar em uma posição para nos acompanhar”, disse o presidente dos EUA.

Mais cedo hoje, a própria Rússia ameaçou cortar o fornecimento de gás para a Europa caso novas sanções econômicas fossem impostas ao país pela invasão na Ucrânia.

BC russo anuncia novas medidas para controle de moedas estrangeiras no país

O Banco Central da Rússia anunciou nesta terça-feira, 8, novas medidas que limitam as transações com moedas estrangeiras no país. Em comunicado, a instituição afirma que, até o dia 9 de setembro, os clientes poderão retirar no máximo US$ 10 mil de suas contas. Em caso de valor excedente, ele será convertido em rublos russos com a taxa de mercado do dia.

Os bancos também não venderão dinheiro aos cidadãos durante a vigência da ordem temporária, segundo a publicação, o que tem potencial de levar a transações no mercado paralelo. Os cidadãos poderão abrir novas contas e depósitos em moeda estrangeira, mas só será possível retirar fundos delas em rublos, aponta o Banco Central russo.

Segundo o comunicado, nos bancos da Rússia, cerca de 90% das contas em moeda estrangeira não excedem o valor de US$ 10 mil, ou seja, 90% dos titulares de depósitos ou contas em moeda estrangeira poderão receber integralmente seus fundos em dinheiro.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Bruno Galvão

Compartilhe sua opinião