Rui Costa desmente Lupi e nega revisão de reforma da Previdência no governo Lula

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou nesta quarta-feira (4) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não deu aval a nenhum estudo de revisão da reforma da Previdência. “Não há nenhuma proposta de revisão da reforma da Previdência em curso”, disse.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A fala de Rui Costa tenta conter as reações negativas à declaração do novo ministro da Previdência, Carlos Lupi, de que será instituída uma comissão para estudar a revisão da reforma.

Costa se reuniu com Lula na manhã desta quarta-feira e afirmou que o presidente delegou à Casa Civil a tarefa de analisar as propostas de revisão sugeridas por ministros.

Lupi havia dito na terça-feira (3) que a reforma da Previdência foi uma “antirreforma” feita apenas para retirar direitos dos trabalhadores. O ministro declarou que pretendia rediscutir as mudanças no sistema previdenciário.

As declarações derrubaram o Ibovespa e provocaram a alta do dólar na terça-feira, que chegou ao maior valor em seis meses, negociado a R$ 5,45.

Costa afirmou que o presidente Lula é quem deve bater o martelo sobre qualquer mudança ou revisão da reforma da Previdência. Segundo o ministro, neste momento não há nada sendo elaborado. “[Uma eventual reforma] vai passar pela Casa Civil e é evidente que quem teve mais de 60 milhões de votos é quem decide”, comentou. “Todo mundo tem direito a opinião, mas nesse momento não há nenhuma proposta. As energias estão lá em cima, é um momento de posse, de alegria e de entusiasmo.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Beatriz Boyadjian

Compartilhe sua opinião