Revisão do PIB dos EUA confirma retração de 5% no 1T20

O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estado Unidos registrou queda anualizada de 5% no primeiro trimestre deste ano. Essa é a terceira estimativa do indicador divulgado nesta quinta-feira (25) pelo Departamento do Comércio dos EUA.

Trata-se da maior queda trimestral desde os últimos três meses de 2008, quando o PIB havia recuado 8,4%. De acordo com o Departamento, a queda da atividade econômica reflete o avanço do novo coronavírus (covid-19) e as medidas de isolamento nos EUA.

“Isso levou a mudanças rápidas na demanda, conforme empresas e escolas entraram em trabalho remoto ou cancelaram suas operações, e consumidores cancelaram, restringiram ou redirecionaram seus gastos”, informou escritório.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

PIB dos EUA pode se contrair 53% no 2T20, diz Fed

O Banco Central norte-americano (Fed) em Atlanta divulgou no início deste ano que estima que o PIB dos EUA sofrerá uma diminuição de mais da 50% durante o segundo trimestre do ano de 2020. Ano marcado por forte contrações na atividade industrial do país.

O indicador de atividade econômica utilizado pelo Fed em Atlanta se chama “GDPNow” e busca prever o andamento da produção atual de acordo com dados disponíveis do trimestre. Ele traz uma estimativa real do PIB dos EUA, que será divulgado somente no dia 30 de julho de 2020. O Fed em Nova York utiliza outra ferramenta, chamada “GDP Nowcast”. Nela se prevê uma menor contração, de 35,5% durante o segundo trimestre.

A instituição monetária dos EUA salientou que o número pode chegar a ser mais preciso conforme o trimestre chega ao fim, em junho. Porém especialistas indicaram que uma queda de 53% se torna plausível considerando que a produção industrial norte-americana continua em forte diminuição, afetando diretamente os consumos e os investimentos por parte da população.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião