Petrobras: reservas de petróleo e gás caem 3,68% em 2018

As reservas provadas de petróleo e gás natural da Petrobras recuaram 3,68% em 2018.

A estatal petrolífera informou o total de suas reservas provadas na noite desta quarta-feira (30). Em 31 de dezembro de 2018, as reservas da Petrobras totalizaram 11,957 bilhões de barris. Desse total, 10,173 bilhões são barris de petróleo e outros 284,085 bilhões de metros cúbicos de gás. Em comparação, em 31 de dezembro do ano anterior as reservas da estatal foram de 12.415 bilhões de barris. Esses números foram calculados segundo critério ANP/SPE. A petroleira os informou ao mercado através de um fato relevante.

Saiba mais: Petrobras vende refinaria de Pasadena à Chevron 

A queda da produção e a venda de ativos foram as causas principais dessa redução do volume das reservas de petróleo e gás da Petrobras. Em 2018, a estatal incorporou reservas provadas de mais 10.826 milhões de barris. Entretanto foram vendidos ao mesmo tempo campos com reservas totais de 421 milhões de barris de petróleo equivalente. No total, no ano passado foram produzidos menos 863 milhões de barris.

A Petrobras informou que conseguiu repor 96% do volume produzido, “desconsiderando os efeitos dos desinvestimentos realizados em 2018, devido, principalmente, à perfuração de novos poços, às respostas positivas à injeção de água e ao bom desempenho dos reservatórios no pré-sal das bacias de Santos e Campos”. Segundo a estatal, a relação entre o volume de reservas provadas e o volume produzido é de 13,9 anos.

Saiba mais: Petrobras anuncia retomada de venda de ativos após decisão do STJ 

Vendas de ativos melhoram caixa

Petrobras também informou que as operações de venda de ativos resultaram em uma monetização antecipada de 421 milhões de barris de óleo equivalentes. Essas operações são referentes à cessão de direitos de 35% da participação do campo de Lapa e 22,5% da participação dos campos de Berbigão, Sururu e Oeste de Atapu para a Total. Além disso, a petrolífera cedeu 25% do campo de Roncador para a Equinor. A estatal brasileira e a estatal norueguesa concretizaram dessa forma uma parceria estratégica. E Petrobras também criou uma Joint Venture com a Murphy Exploration & Production Co.

Saiba mais: Petrobras quer exercer direito de preferência sobre 3 blocos do pré-sal

Utilizando os critérios da SEC, o volume total de reservas provadas da Petrobras em 2018 totalizou 9,606 bilhões de barris de petróleo e gás. Na base desse cálculo, a estatal petrolífera registrou uma redução da ordem de 1,5% em comparação aos 9,752 bilhões do ano anterior.

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião