Renúncia do presidente do conselho da Petrobras (PETR4): Impactos imediatos no comando da Estatal
|
A Petrobras (PETR4) recebeu, nesta quarta-feira, 20 de agosto de 2025, a renúncia com efeitos imediatos de Pietro Adamo Sampaio Mendes aos cargos de presidente e membro do Conselho de Administração. O motivo para a saída do executivo foi o enfrentamento de “novos desafios profissionais”, conforme comunicado oficial da companhia.

Em nota, a Petrobras destaca que Mendes assumirá uma nova função no setor público, tornando-se diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), cargo aprovado pelo Senado no dia 19 de agosto.
Próximos passos: O que muda para a Petrobras (PETR4)?
De acordo com o Estatuto Social da Petrobras, a vaga de presidente do Conselho de Administração será preenchida pelo próprio colegiado da empresa. O novo eleito exercerá a função até a próxima Assembleia Geral de Acionistas, quando será formalizada a eleição definitiva.
Pietro Mendes, ao anunciar sua saída, agradeceu aos colegas de Conselho e às equipes da Petrobras pela colaboração durante seu período à frente da companhia. Ele também manifestou votos de sucesso a todos os membros da empresa na continuidade de seus trabalhos.
Como destaca a Petrobras em seu comunicado: “O §2º do Art.18 do Estatuto Social da companhia prevê que o próprio Conselho de Administração pode eleger o substituto no caso de vacância do cargo de Presidente do Conselho, eleição válida até a próxima Assembleia Geral que vier a ocorrer.”
Leia o comunicado completo da PETR4.
Com informações da Agência Estado