Resolver Previdência precede mudar modelo de capitalização, diz Guedes

O futuro ministro da economia, Paulo Guedes, afirmou nesta segunda (14) que o sistema previdenciário vigente está condenado. Mas, segundo ele, precisa ser resolvido para que o governo possa discutir um modelo de capitalização no futuro.

A declaração de Paulo Guedes sobre a Previdência se deu numa palestra para empresários no Rio de Janeiro.

Saiba mais: Bolsonaro diz que reforma da Previdência pode ser fatiada

“Tem esse avião antigo que é essa Previdência que já quase quebrou antes da população envelhecer. Eu defendi abertamente que o primeiro passo seria tentar colocar esse avião para voar de novo, pelo menos três ou quatro mandatos, antes de descer novamente”, afirmou.

Guedes não detalhou como será o processo da reforma. Ele disse que o governo de transição, composto por integrantes do governo atual e da equipe econômica de Jair Bolsonaro, estão fazendo o dever de casa. Mas declarou que a solução do modelo previdenciário atual não garante sustentabilidade no futuro.

“Para gerar um emprego, ele destrói outro. Então eu tenho 40 milhões de carteiras assinadas e 46 milhões sem carteira assinada. Que diabo de sistema que você coloca um imposto que destrói um emprego para garantir o benefício para outro trabalhador?”, questionou.

O ministro da Economia de Jair Bolsonaro afirmou também que vai haver um “choque de geração de empregos” com a reforma da Previdência. “Vamos tentar acertar esse que está aí. Depois, a gente aprofunda na libertação das gerações posteriores, democratiza o ato de poupança, liberta as empresas dos encargos trabalhistas.” De acordo com Paulo Guedes, um novo modelo de capitalização permitirá ao País crescer “entre 4 e 5%”.

 

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião