Reforma da Previdência: deputados querem substituir projeto de Guedes

Um grupo de deputados, que inclui o presidente da Câmara Rodrigo Maia, decidiu apresentar um novo projeto de reforma da Previdência, descartando, assim, o texto enviado pelo governo.

Segundo o deputado Marcelo Ramos, que analisa a reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, a decisão foi tomada na quinta-feira (16) na casa de Rodrigo Maia. Líderes do Centrão também participaram do encontro.

Saiba mais: “Maior inimigo da reforma da Previdência é o próprio governo”, diz Ramos

De acordo com Ramos, o motivo de apresentar uma nova proposta é político. Isso porque, segundo o deputado, a relação entre o Congresso e o Legislativo tem se desgastado rapidamente. “Este é um governo que desconsidera completamente o Parlamento”, declarou.

O deputado afirma que a única maneira da reforma da Previdência ser aprovada é apresentar outro projeto.  “Essa é uma reforma muito importante para o País, fundamental, e não podemos correr o risco de não ser aprovada porque o deputado antipatiza com o governo Bolsonaro”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Ramos acrescenta que não existe nenhum projeto definitivo, mas que irá discutir alternativas nas próximas semanas.  “Mas há alguns projetos no Congresso que podem servir de base.” O parlamentar ressaltou ainda que a alteração deve ser feita pelo deputado Samuel Moreira (PSDB), relator do projeto na Comissão Especial da Previdência.

Saiba mais: Previdência: regime atual está condenado à falência, diz Guedes em Comissão Especial

Onyx Lorenzoni

Mais cedo, o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, declarou que o governo terá “de sobra” os 308 votos necessários para a reforma da Previdência na Câmara Federal. A fala ocorreu em Porto Alegre, onde o ministro participou de um seminário do Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (Sindiradio).

Saiba mais: Previdência: Onyx diz que governo tem votos de sobra para aprovar PEC

Além disso, Lorenzoni afirmou que a PEC deve ser aprovada no primeiro semestre e que a economia gerada pela reforma da Previdência deverá ser “superior a R$ 1 trilhão”.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião