Reeleição foi maior erro político do País, afirma Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o clima eleitoral afeta o avanço da agenda econômica e que o “componente político vai diminuindo o vetor liberal” do governo. A afirmação se deu em entrevista à Jovem Pan, concedida nesta quinta-feira (15).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

“Fica uma fixação de reeleição o tempo inteiro”, disse Guedes, que classificou a aprovação da mudança na Constituição para garantir a reeleição como “o maior erro político que já aconteceu no País”.

Quando foi criada a emenda de reeleição, no primeiro ano, todo mundo fala: podemos fazer alguma coisa. No segundo ano, agora tem eleições municipais. No terceiro ano: ah, mas você tem de fazer tudo agora, porque o quarto ano já é o ano de eleição e não dá tempo. Aí o quarto ano, bom esse ano é de eleição. Então, fica quase que uma fixação de reeleição o tempo inteiro”, disse o ministro do governo de Jair Bolsonaro, que pretende se candidatar à reeleição no ano que vem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Durante a entrevista, Guedes também disse que o presidente tem feito “60%” do que ele pede em relação à economia, mas avaliou o movimento como natural da política.

“O presidente diz que fazia 99% do que eu pedia e agora faz 98%. Eu digo ao presidente que ele está fazendo 60% do que eu peço, e é natural, é da política”, disse o ministro. “Eu não entendo de política, sou economista tentando fazer o melhor possível”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

O ministro também rechaçou críticas de economistas que apontam riscos de uma “estagflação” no Brasil – período em que há inflação elevada mesmo sem crescimento econômico.

“Que conversa é essa?”, disse Guedes, emendando que o Brasil está “há 30 anos” sem exibir crescimento econômico pujante.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Negacionistas querem destruir esforço de reconstrução, diz Guedes

Na mesma entrevista, o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que “negacionistas” da melhora na economia querem “destruir o esforço de reconstrução nacional porque foram deslocados do poder”.

“Do mesmo jeito que subiram em cadáveres para fazer política, agora vão derrubar economia para fazer política. Vão dizer que economia caiu, não cresceu mais… pô, só depende de nós”, afirmou Guedes.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião