No dia do funeral da Rainha Elizabeth II, pagamentos não irão funcionar

No dia do funeral da Rainha Elizabeth II o sistema de pagamentos e os serviços interbancários não irão funcionar, segundo informe do Banco da Inglaterra (BoE, pela sigla inglês). A autoridade comunicou a decisão nesta segunda-feira (12).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O sistema de pagamentos que ficará suspenso durante o funeral da Rainha Elizabeth é conhecido como CHAPS.

A monarca faleceu na última quinta (8), aos 96 anos e o funeral ocorrerá no dia 19 de setembro. Esse procedimento, de paralisação de procedimentos bancários é usual para feriados públicos.

Em comunicado, o Banco da Inglaterra disse também que o período durante o qual serão calculados juros sobre reservas depositadas no BC inglês será estendido até o dia 21, refletindo o recente adiamento de sua decisão de política monetária em uma semana, para 22 de setembro.

Com morte da Rainha Elizabeth, 4,5 bilhões de cédulas mudarão

Com o falecimento da monarca o Reino Unido trabalha em novas alterações dos seus símbolos oficiais, que eram estampados pelo ícone da monarquia até então.

Um dos símbolos que deve sofrer essa alteração é a moeda. Atualmente, a estimativa é de cerca de 4,5 bilhões de cédulas estampadas com o rosto da Rainha Elizabeth.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Esse montante, que totaliza £ 80 bilhões de libras esterlinas, deve ser substituído por novas cédulas – algo que pode demorar cerca de dois anos. Em um processo semelhante, o Banco da Inglaterra (Bank of England) demorou cerca de 16 meses para coordenar as mudanças em notas de 50 libras.

A rainha tem seu rosto estampado em dinheiro britânico desde 1960, graças às ilustrações de Robert Austin. Essa transição, vale lembrar, ocorreu oito anos após a Rainha Elizabeth subir ao trono, em 6 de fevereiro de 1952.

Com as mudanças na monarquia, a próxima face a estampar as moedas deve ser a de Charles Philip Arthur George, o Rei Charles, que assume após a morte de Elizabeth.

Contudo, o Palácio de Buckingham ainda não decidiu os detalhes sobre como será a nova moeda que substituirá o modelo com o rosto da Rainha Elizabeth.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião