Com morte da Rainha Elizabeth, 4,5 bilhões de cédulas serão alteradas

Com o falecimento da Rainha Elizabeth II nesta quinta-feira (8), o Reino Unido trabalha em novas alterações dos seus símbolos oficiais, que eram estampados pelo ícone da monarquia até então.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

O jornal britânico The Guardian aponta que, sucessivamente, a imagem de Rainha Elizabeth deve desaparecer da rotina do Reino Unido.

Apesar disso, a imagem da Rainha deve ser mais duradora nos países do Commonwealth (a comunidade britânica de nações, que inclui ex-domínios e ex-colônias).

Um dos símbolos que deve sofrer essa alteração é a moeda. Atualmente, a estimativa é de cerca de 4,5 bilhões de cédulas estampadas com o rosto da Rainha Elizabeth.

Esse montante, que totaliza £ 80 bilhões de libras esterlinas, deve ser substituído por novas cédulas – algo que pode demorar cerca de dois anos. Em um processo semelhante, o Banco da Inglaterra (Bank of England) demorou cerca de 16 meses para coordenar as mudanças em notas de 50 libras.

A rainha tem seu rosto estampado em dinheiro britânico desde 1960, graças às ilustrações de Robert Austin. Essa transição, vale lembrar, ocorreu oito anos após a Rainha Elizabeth subir ao trono, em 6 de fevereiro de 1952.

Com as mudanças na monarquia, a próxima face a estampar as moedas deve ser a de Charles Philip Arthur George, o Rei Charles, que assume após a morte da Rainha Elizabeth.

Charles, ao tornar-se o novo rei, adotou o nome de Charles III, conforme comunicado pela primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss, na quinta (8).

Contudo, o Palácio de Buckingham ainda não decidiu os detalhes sobre como será a nova moeda que substituirá o modelo com o rosto da Rainha.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Materias-1-Consultoria.png

Hino e bandeiras também mudarão com morte da Rainha

Com a morte da Rainha Elizabeth, o hino do Reino Unido também deve mudar – trata-se de uma adequação por conta da troca de monarcas, da mesma forma.

Em detrimento de “Deus Salve a graciosa Rainha”, como na primeira estrofe do hino até então, britânicos deve cantar “Deus salve nosso gracioso Rei”.

Diferente das moedas, os meios oficiais podem fazer a mudança de forma imediata. Contudo, dado o longevo reinado de Elizabeth, é esperado que tome algum tempo até que os britânicos adotem o novo hino.

Esse modelo, vale lembrar, é utilizado desde meados de 1745, data da versão inicial. Nela, a primeira estrofe dizia “Deus salve o grande George, nosso rei, Viva nosso nobre rei, Deus salve o rei”, em ode ao Rei George I – que foi o Rei da Grã-Bretanha e Irlanda de 1 de agosto de 1714 até sua morte, em 1727.

As bandeiras que ficam fora da delegacia de polícia do Reino Unido também devem ser substituídas, já que estão estampadas com a sigla EIIR, que significa “Elizabeth II Regina”, ou, em tradução livre, “Rainha Elizabeth II”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião