Radar: queda de produção da Vale (VALE3), Netflix (NFLX34) perde 200 mil assinantes, parceria do Mercado Livre (MELI34) com a Gol (GOLL4)

A produção de minério de ferro da Vale (VALE3) totalizou 63,9 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2022, o equivalente a uma queda de 6% na comparação anual e baixa de 22,5% ante o último trimestre de 2021, de acordo com relatório divulgado nesta terça-feira (19).

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A Vale também informou que a comercialização do minério foi de 53,6 milhões de toneladas no 1T22, baixa de 9,6% ante o mesmo período de 2021 e -35,5% na comparação com o trimestre imediatamente anterior.

No relatório de produção da Vale, a companhia destaca que o fraco desempenho comparativo anual é resultado de uma combinação de fatores, como:

  • as fortes chuvas que atingiram Minas Gerais em janeiro deste ano
  • a interrupção de quatro dias da Estrada de Ferro de Carajás por causa das chuvas de março
  • atrasos de licenciamento na Serra Norte
  • a piora da relação entre estéril e minério no mina S11D, em Canaã dos Carajás, no Pará.

Segundo a empresa, esses pontos negativos foram parcialmente compensados pela melhoria da capacidade de produção dos Sistemas Sul e Sudeste, após o comissionamento e retomada de vários ativos ao longo de 2021.

“Essas questões foram parcialmente compensadas pela melhoria da capacidade de produção dos Sistemas Sul e Sudeste, após o comissionamento e retomada de vários ativos ao longo de 2021”, afirma o relatório da companhia.

As grandes manutenções do trimestre, porém, devem beneficiar a produção no ano. Desta forma, a Vale tende a continuar seguindo o guidance de produção anual de minério de ferro previsto para 320-335 Mt.

Além da Vale, confira outros destaques desta terça-feira:

Netflix (NFLX34): lucro cai e empresa perde 200 mil assinantes no 1T22; ações têm queda de 24%

  • A Netflix (NFLX34) divulgou nesta terça (19) seu desempenho operacional no primeiro trimestre de 2022. A companhia de streaming apurou lucro de US$ 1,6 bilhão, recuo ante US$ 1,707 bilhão em igual período do ano passado. O lucro líquido diluído por ação ficou em US$ 3,53, de US$ 3,75 anteriormente. Analistas ouvidos pelo FactSet previam US$ 2,90.
  • Mas o número que chamou a atenção dos investidores foi outro: o número líquido de assinantes pagos do serviço de streaming teve queda de 200 mil e a empresa projeta que esse componente tenha recuo de 2 milhões no segundo trimestre — a primeira vez em que isso aconteceu em dez anos. Isso fez com que as ações do Netflix desabassem no after hours: 24,15%.
  • A empresa projetava adicionar 2,2 milhões de assinantes a sua base trimestral entre janeiro e março — enquanto o mercado estimava 2,7 milhões de novas assinaturas.
  • A receita da Netflix foi de US$ 7,868 bilhões no primeiro trimestre de 2022, de US$ 7,163 bilhões em igual período de 2021.
  • Segundo ela, a interrupção do fornecimento na Rússia, no contexto da guerra na Ucrânia, provocou a perda de 700 mil assinantes líquidos.
  • Em comunicado, a Netflix afirma que o crescimento de sua receita “tem desacelerado de modo considerável”. A empresa diz que a penetração já grande dela entre o público e a maior concorrência têm pressionado seus resultados, criando ventos contrários para o crescimento da receita.
  • Os executivos da empresa admitiram que a concorrência de outras plataformas de streaming teve um impacto negativo no resultado do primeiro trimestre de 2022.
  • A Netflix informou que os gastos com conteúdo, principalmente séries e filmes originais, aumentaram, num cenário de concorrência acentuada no setor de streaming. Por isso a companhia elevou os preços de seu serviço.
  • A empresa de streaming registrou elevação de até 22% no preço das assinaturas no Brasil. O plano mais barato sai por R$ 25,90 e o o mais alto, chamado premium, custa R$ 55,90. Nos Estados Unidos, o plano foi de  US$ 1 para US$ 9,99. O premium teve alta de US$ 2, de US$ 17,99 para US$ 19,99.

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Eletrobras (ELET3): PT entra com ação contra a privatização da estatal

  • O Partido dos Trabalhadores (PT) entrou com ação popular contra a venda da Eletrobras (ELET3) na Justiça Federal de Brasília nesta terça-feira (19).
  • A ação se baseia na subavaliação da descotização das hidrelétricas da estatal, o que foi reconhecido pelo ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo. De acordo com o ministro, a Eletrobras deveria ser vendida pelo dobro do que está sendo avaliada.
  • A presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, o ex-ministro e deputado Patrus Ananias e senador Jean-Paul Prates são alguns dos nomes de maior destaque do partido que assinaram a carta.
  • A ação pede a “nulidade das medidas CME (Custo Marginal de Expansão) empregadas no cálculo do valor adicionado aos novos contratos de geração de energia da Eletrobras em razão do desprezo do CME – Potência na medida do CME, ocasionando uma subavaliação de R$ 46 bilhões no valor de privatização”.
  • Esta é mais uma tentativa do partido de travar a privatização da Eletrobras, que, de acordo com o candidato líder das pesquisas à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, terá sua venda revertida no caso da sua vitória.
  • Apesar da ação por parte do PT, o que preocupa o mercado e os analistas é a possibilidade de uma vista longa pedida pelo ministro, totalizando 20 dias. Ilan Arbetman, analista de Research da Ativa Investimentos, afirma que o mercado já prevê e trabalha com o pedido de vista, mas espera uma negociação a respeito do prazo.
  • “O mercado já trabalha com um novo pedido de vista”, disse Ilan. “O grande ponto agora se dá sobre a negociação pelo qual esse tempo de vista vai durar, pois é possível pedir vista por 20 dias, e aí tem-se o direto de aplicar mais dois períodos de 20 dias. Então, no máximo, pode chegar a 60 dias de vista”.
  • O analista destaca que a negociação diminua o período de 20 para apenas sete dias. “Isso possibilitaria que isso fosse julgado até dia 13 de maio, data limite para o processo de capitalização fosse feito”, afirmou. Conforme for o acordo entre os ministros, o resultado pode levar volatilidade para os papéis da Eletrobras, seja para cima ou para baixo.
  • Ilan ainda explica que, caso não seja possível uma negociação, haveria a possibilidade de privatizar a Eletrobras numa próxima janela, entre julho e agosto. “Mas é uma janela que tende a ser muito mais contaminada por questões políticas, até pela proximidade com as eleições. Então, eu diria que esse prazo pelo qual a vista vai ser feita, esse sim é o ponto principal, que vai definir se a gente vai ficar mais perto da capitalização ou não”, finalizou.
  • É na próxima quarta-feira (20) a previsão da avaliação da segunda etapa da privatização da companhia pelo TCU. Porém, a expectativa é de que o ministro Vital do Rêgo peça vista do processo, o que pode atrasar a operação pretendida pelo governo Bolsonaro.
  • “Desprezar o importante ativo financeiro que é a reserva de potência das hidrelétricas é o mesmo que desprezar todo patrimônio financeiro que as hidrelétricas podem gerar ao longo dos 30 anos dos novos contratos de geração de energia”, argumenta o PT na ação.
  • A descotização consiste em desfazer os atuais contratos de fornecimento de energia elétrica, atualmente firmados entre as usinas hidrelétricas e as distribuidoras de energia, operantes em regime de cotas, para que as hidrelétricas passem a dispor da energia como produtor independente de energia.

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Braskem (BRKM5) aprova pagamento de R$ 1,35 bi em dividendos complementares

  • A Braskem (BRKM5) fará a partir de 2 de maio o pagamento de R$ 1,35 bilhão em dividendos complementares, aprovados em Assembleia Geral e Ordinária nesta terça (19). Os proventos tinham sido anunciados no documento que acompanhava o balanço do quatro trimestre de 2021, divulgado em março último.
  • Os dividendos da Braskem foram divididos em R$ 766.187.593,13, que equivalem a R$ 1,696348838321 por ação ordinária, e R$ 583.812.406,87, correspondentes a R$ 1,696348838321 por ação preferencial classe “A”.
  • A Braskem já tinha aprovado R$ 6 bilhões como antecipação dos dividendos, em relação ao lucro líquido apurado entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2021, de acordo com o que foi aprovado pelo Conselho de Administração da companhia em 2 de dezembro de 2021.
  • Esse montante bilionário foi pago em 20 de dezembro de 2021, sendo R$ 3.405.152.005,20 , ou R$ 7,539048791898 por ação ordinária, e R$ 2.594.544.839,34, correspondentes a R$ 7,539048791898 por ação preferencial classe “A” — além de R$ 303.155,46, equivalentes a R$ 0,606032140100 por ação preferencial classe “B”.
  • No total, a empresa totalizou R$ 7,350 bilhões em dividendos, relativos a 77,5% do  lucro líquido ajustado do exercício.
  • pagamento dos dividendos complementares, que será realizado a partir de 2 de maio de 2022, valem para quem tem posição acionária até o final do pregão deste 19 de abril. As ações ordinárias e preferenciais de emissão da companhia passarão a ser negociadas “ex-dividendos” (sem direito aos dividendos) a partir de 20 de abril de 2022.

Carrefour (CRFB3): vendas sobem 14,5% no 1T22 e chegam a R$ 20,8 bilhões

  • O Carrefour (CRFB3) apurou R$ 20,8 bilhões em vendas brutas consolidadas no primeiro trimestre de 2022, o que representa um crescimento de 14,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Desse montante total, R$ 15 bilhões vieram do Atacadão, representando alta de 18,6% na mesma base comparativa. Os R$ 5,8 bilhões restantes foram reportados pelo Carrefour Varejo, que registrou avanço anual de 4,8%,de acordo com as prévias divulgadas há pouco pela empresa.
  • As vendas consolidadas do Carrefour foram impulsionadas principalmente pelo “sólido crescimento observado na categoria alimentar em todos os segmentos”, segundo a empresa.
  • As vendas brutas mesmas lojas do Grupo subiram 8,5% ante os três primeiros meses de 2021. No caso do Atacadão, a alta chegou a 9,2% na comparação anual e 20,8% em relação ao mesmo período de 2019. O Carrefour Varejo, por sua vez, registrou crescimento de 7% entre janeiro e março desse ano ante o primeiro trimestre de 2021.
  • O GMV total do Carrefour atingiu R$ 1,1 bilhão no primeiro trimestre de 2022, crescendo 50,8% em relação ao mesmo período do ano anterior e 10,4% na comparação trimestral. O crescimento de alimentos foi forte nos canais físico e digital da companhia, com este último crescendo 2,5 vezes, impulsionado pela escalabilidade do Atacadão e pela recente iniciativa de picking in store do Varejo.
  • O Grupo Carrefour Brasil inaugurou duas lojas Cash & Carry, totalizando 252 lojas até o final de março. O Atacadão abriu 37 lojas e 3 Atacados nos últimos 12 meses, o que contribuiu com 9,7% para o crescimento do faturamento no período. Há 7 unidades no pipeline da companhia a serem inauguradas em breve.
  • O faturamento bruto do Banco Carrefour atingiu R$ 12,0 bilhões entre janeiro e março de 2022, crescimento de 10,6% ano a ano. A alta foi apoiada pelos cartões de crédito Carrefour (+7,8%) e Atacadão (+15,0%), informa a companhia.
  • O desempenho também foi positivo em cross-sell e novos produtos do Carrefour, que contribuíram com 38,2%, beneficiados pela aceleração dos empréstimos pessoais.

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Mercado Livre (MELI34) e Gol (GOLL4) fecham parceria para serviços de logística

  • O Mercado Livre (MELI34) e a Gol (GOLL4) fecharam uma parceria de dez anos para a operação de serviços logísticos por meio da companhia aérea brasileira.
  • Segundo o contrato, a Gol vai converter seis de suas aeronaves de passageiros modelo Boeing 737-800 para cargueiros de uso exclusivo pelo Mercado Livre, informa fato relevante desta terça-feira (19).
  • O negócio de logística da Gol, GOLLOG, deverá começar a operação em parceria com o e-commerce argentino a partir de junho, com três aviões. Outras três aeronaves entrarão no negócio em 2023 e o Mercado Livre ainda poderá aumentar a operação em mais seis jatos até 2025.
  • A companhia aérea diz que o acordo deverá viabilizar uma economia de R$ 25 milhões em 2022 e de R$ 75 milhões em 2023, como indicou o presidente-executivo da Gol, Paulo Kakinoff. Além disso, a mudança nas aeronaves “permitirá maior diluição dos custos fixos e gerará novas oportunidades de receitas auxiliares”, conforme o fato relevante.
  • A aérea prevê ainda que seu braço de logística terá uma receita adicional de R$ 100 milhões em 2022 e de R$ 1 bilhão ao longo de cinco anos. A GOLLOG opera serviços de carga para 52 aeroportos e mais de 3.900 destinos no Brasil.
  • Já o Mercado Livre estima elevar seu volume de encomendas transportadas por via aérea de 10 milhões para 40 milhões por ano no Brasil.
  • “Com essa parceria, ampliaremos o número de voos diretos de São Paulo para as Regiões Norte e Nordeste, reduzindo o tempo de entrega em até 80%”, disse Fernando Yunes, vice-presidente sênior do Mercado Livre no Brasil.
  • Segundo Yunes, o prazo de entrega para Manaus será de apenas um dia, em comparação com os atuais nove dias, enquanto destinos no Nordeste terão o prazo reduzido de quatro para um dia. Outras capitais, como Goiânia e Cuiabá, passarão a receber suas encomendas no dia seguinte.
  • “Estamos muito otimistas em relação ao nosso acordo com a GOL e vemos isso como fundamental para o fortalecimento de nossa rota de crescimento no e-commerce e na nossa estratégia de expansão regional”, afirma o VP do Mercado Livre.

Da Vale ao Mercado Livre, essas foram as empresas que se destacaram hoje. Para ler todas as matérias clique aqui.

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Victória Anhesini

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