Semana do ESG

QuintoAndar anuncia expansão para o México e lança marca internacional

QuintoAndar anuncia expansão para o México e lança marca internacional
JQuintoAndar expande para a Cidade do México - Foto: Divulgação/QuintoAndar

A plataforma brasileira de moradia QuintoAndar anunciou hoje (21) que vai começar operação na Cidade do México, a primeira fora do país. Sob o nome Benvi, a nova marca internacional da proptech, a empresa disse que oferecerá serviços de aluguel como já faz no Brasil no mercado mexicano. As informações são da revista Forbes.

“A partir de hoje, os mexicanos poderão encontrar seu lugar no mundo por meio da experiência digital rápida, simples e sem burocracia de Benvi, que ajudou mais de 500.000 pessoas a viverem melhor no Brasil”, diz nota do QuintoAndar.

Em dezembro de 2021, o QuintoAndar adquiriu as operações imobiliárias do Grupo Navent, com empresas em seis países da América Latina, incluindo a Inmuebles24, no México – a líder em classificados do segmento. “O conhecimento da Inmuebles24 sobre o mercado local foi fundamental para que Benvi pudesse se aprofundar no cenário imobiliário mexicano, e será essencial à medida que nos apresentarmos no país. As soluções de Benvi para proprietários e inquilinos irão ajudá-los a superar questões de moradia relevantes e nos colocar em uma posição única no mercado, como a melhor opção para aluguel na Cidade do México”, explica Nicolás Tejerina, vice-presidente de Marketplaces Latam do QuintoAndar e principal executivo da operação mexicana.

O app de Benvi está disponível em todas as lojas de aplicativos, segundo a QuintoAndar. “Os proprietários já podem anunciar seus imóveis para aluguel e acessar os benefícios exclusivos do processo, como fotos profissionais gratuitas, análise de crédito simplificada, suporte jurídico sem custo, experiência digital de ponta a ponta segura e sem empecilhos para negociação. Os interessados em alugar uma casa nova na Cidade do México, já podem navegar pelas lista de imóveis disponíveis e agendar visitas diretamente no site.”

Atualmente, o QuintoAndar opera em mais de 75 cidades no Brasil, com mais de 175 mil contratos ativos de aluguel e R$ 90 bilhões em ativos sob administração. A expansão para o México foi anunciada em 2021, próximo ao anúncio sobre a extensão da série E de investimentos da empresa que elevou seu valuation para US$ 5,1 bilhões, “consolidando o QuintoAndar como a maior plataforma de moradia da América Latina e uma das maiores startups do Brasil”.

“O Benvi chega ao México com sua plataforma de aluguel com a mesma proposta de valor já prestigiada no Brasil, desde a busca personalizada até a gestão do aluguel e contratos, incluindo as melhores garantias do mercado para proprietários, com pagamento garantido independentemente do atraso ou inadimplência do inquilino, além de proteção contra danos até MXN$ 200.000”, diz comunicado do aplicativo. “Para o inquilino, os benefícios incluem ausência da figura do fiador e contrato assinado sem necessidade de depósito ou aval. A escolha pelo país é motivada pelo tamanho e similaridade entre os os dois mercados, como burocracia, garantias financeiras complexas, pouca agilidade e flexibilidade nas negociações, cadeia fragmentada e gestão assimétrica e informal de propriedades.”

Gabriel Braga, cofundador e CEO do QuintoAndar, disse em entrevista à Forbes: “O México é o segundo país mais relevante da América Latina em termos de tamanho e população. Por lá, o mercado imobiliário sofre dores muito similares às que nós estamos ajudando a solucionar aqui no Brasil. Encontrar um imóvel no México é trabalhoso, as informações são muito fragmentadas, você tem que fazer várias visitas improdutivas para encontrar o que procura, o processo não é simples” diz .

Segundo pesquisa realizada pela empresa, apenas 17% dos 35 milhões de imóveis residenciais no México, no final do ano passado, estavam sendo ocupados para aluguel.

Na visão do presidente, a proposta da empresa, que toma conta de contratos imobiliários de R$ 90 bilhões, pode ser de imenso valor em novos mercados. “Facilidades como ter fotos profissionais, fazer todo o processo de forma digital e poder contar com as garantias de locação e proteção contra danos de até 200 mil pesos mexicanos (R$ 52 mil) podem levar o mercado mexicano para outro patamar”, afirma Braga.

“Nesse primeiro momento estamos indo com o espírito de abertura, para aprender e entender como as coisas realmente funcionam por lá. Nossa plataforma nos permite operar com outras línguas, moedas e outras peculiaridades. Além disso, temos um time no México dedicado a entender como funcionam os processos e fazer a operação dar certo”, diz o CEO em entrevista com a Forbes.

”Como marca internacional, precisávamos de um nome curto e simples que pudesse ser falado e entendido em diferentes idiomas, que provocasse associações e significados positivos para nossa marca e que pudesse representar nosso posicionamento em diferentes partes do mundo”, explica o CMO do QuintoAndar, João Chueiri, sobre a Benvi. E acrescenta: “O desenvolvimento da marca Benvi está alinhado ao rebranding, feito em janeiro de 2022, que consolidou o nosso posicionamento como uma empresa que abre portas para o morar melhor com todo o cuidado e atenção que a moradia merece. Da mesma forma, a nova identidade visual foi criada para funcionar para ambas as marcas”, finaliza, citando a Benvi.

O QuintoAndar foi avaliado, em agosto de 2021, pelo valor de R$ 26,4 bilhões em sua última rodada de investimentos.

 

Ana Carolina Cury

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO