Produção industrial tem crescimento no mês de outubro, aponta CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgou nesta segunda-feira (26) os dados da industria referentes ao mês de outubro. Destaque, principalmente, pela melhora na produção industrial do mês na comparação com mês anterior.

O índice de produção industrial ficou em 54,7 pontos, enquanto em setembro havia sido de 47,2 pontos.

A variação dos indicadores é de 1 a 100 pontos. Quando se encontram acima de 50 pontos, mostram estabilidade.

Marcelo Azevedo, economista da CNI, escreveu sobre a produção industrial no Brasil:

“Essa reação [da atividade industrial] é muito importante, especialmente depois de um setembro mais fraco, com queda inclusive das expectativas. Sinaliza que o empresário está percebendo uma melhora da demanda e sugere que este final de ano deverá ser melhor que o do ano passado”.

Saiba mais: Dívida pública tem queda de 0,44% no mês de outubro

Outros dados

O relatório da CNI ainda informou sobre outros dados relacionados a economia no mês de outubro, além da produção industrial de 2018.

O índice de emprego ficou em 50 pontos no mês.

“Como ficou acima dos 50 pontos, mostra que os empresários esperam fazer contratações nos próximos seis meses”, comentou Azevedo.

Também houve uma queda nos estoques, sendo que em outubro ficaram em 50,8 pontos, enquanto em setembro este número foi 51,2 pontos. Chegando a níveis esperados pelo empresariado.

O levantamento ainda apontou a melhora da expectativa do empresariado em relação a economia.

Saiba mais: Confiança do consumidor atinge maior nível em 4 anos

O indicador de expectativa sobre a demanda chegou a 56,5 pontos. Enquanto o de compra de matérias-primas ficou em 54,4 pontos, já o de exportações foi para 52,8 pontos.

Pesquisa

A pesquisa da Sondagem Industrial, que mede o índice de produção industrial, foi feita entre 2.138 empresas, entre os dias 1° e 14 de novembro.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião