Privatização da Eletrobras não terá voto suficiente no Senado, diz Alcolumbre

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre, afirmou, na última quinta-feira (19) que a proposta de privatização da Eletrobras (ELET3) (ELET5) (ELET6) não terá votos suficientes na Casa.

De acordo com o presidente, grande parte dos senadores nordestinos e nortistas, “inclusive eu”, são contra a desestatização da Eletrobras. Além disso, Alcolumbre sugeriu que o governo fizesse uma troca de prioridade na pauta de privatização e inicia-se pelos Correios.

“Tem que ter uma agenda de privatizações. O governo não pode começar pela Eletrobras. Começa com o que tem mais facilidade para depois ir para o que tem mais dificuldade “, salientou o líder no senado em um evento “E agora, Brasil?” organizado pelos jornais “O Globo” e “Valor Econômico”.

Segundo o presidente, 48 senadores do Norte e Nordeste, manifestaram à ele receio em autorizar a privatização da estatal no setor elétrico.

“Se você me perguntar hoje, qual seria uma empresa que com muita dificuldade seria privatizada seria a Eletrobras. Se o governo continuar insistindo em colocá-la como o primeiro passo, acho que pode acabar prejudicando as outras empresas estatais [cuja venda] seria importante para nossa modernização”, completou o presidente.

Plano de capitalização da Eletrobras

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou no dia 28 de agosto, que o modelo de capitalização da Eletrobras deverá sair “muito em breve”.

Durante o discurso no Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (Enase), o ministro informou que as articulações sobre a privatização e capitalização da companhia elétrica no Congresso Nacional já foram inciadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“No setor elétrico, uma das nossas principais metas é valorizar a Eletrobras. Já obtivemos a aprovação do presidente Jair Bolsonaro para seguir com estudos relacionados a sua capitalização. Estamos inciando articulações com o Legislativo para o plano de capitalização da Eletrobras. Muito em breve será possível apresentar ao mercado um modelo robusto de capitalização da Eletrobras”, disse Bento Albuquerque.

Confira Também: Anúncio de privatização faz Eletrobras subir mais de 9% na B3

Ao ser questionado sobre a tramitação do plano de capitalização e privatização, Bento Albuquerque, respondeu que conversou com alguns líderes da Câmara dos Deputados e que possui uma reunião marcada com líderes do Senado. No entanto, o ministro não especificou a data.

“Já tivemos uma reunião com vários líderes da Câmara dos Deputados, teremos também com líderes do Senado, apresentando para ver qual é o melhor momento de apresentar a proposta e como ela será conduzida”, informou o ministro.

O ministro acrescentou que a Eletrobras deverá se tornar uma corporação juntamente com suas subsidiárias.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião