Pix: 10 milhões de chaves já foram registradas, diz BC

O Banco Central (BC) comunicou nesta terça-feira (6) que o sistema de pagamentos instantâneos Pix superou a marca de 10 milhões de chaves registradas.

De acordo com publicação da autoridade monetária, em sua conta oficial no Twitter, foram registradas 10.148.629 chaves do Pix no sistema, aberto apenas na última segunda-feira (20).

O cadastro para utilização do novo meio de pagamento da autarquia federal, previsto para entrar oficialmente em funcionamento em 16 de novembro, exige informações como número de telefone celular, CPF, CNPJ ou e-mail.

O Pix permite transferência bancárias 24 horas por dia, sete dias por semana, e promete uma transação em questão de segundos. Com o novo sistema, a autoridade monetária pretende estimular a competição entre as instituições financeiras no Brasil.

Apps registram instabilidade no 1º dia de cadastro do Pix

No dia anterior a este, em meio ao cadastramento das informações para a utilização do novo sistema de pagamentos, alguns usuários do Banco do Brasil (BBAS3); Bradesco (BBDC4), Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco (ITUB4) e Santander Brasil (SANB11) relataram problemas de instabilidade.

Os clientes reclamaram problemas para acessar as plataformas e para pagar contas, além de lentidão. As falhas foram atribuídas ao início do período de cadastramento para o Pix e ao quinto dia útil do mês, quando normalmente são caem os salários.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Questionado sobre a instabilidade nos aplicativos, o BC informou que “a última informação que tivemos é que está normalizado agora”, e salientou que não há data limite para a realização do cadastramento das chaves. A autoridade monetária não confirmou se as falhas estariam relacionadas a uma sobrecarga provocada pela abertura de cadastro do Pix.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-Banner-Home-2.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião