PicPay prepara IPO na Nasdaq e busca rentabilizar superapp

O PicPay protocolou seu pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) na Nasdaq, Bolsa de tecnologia norte-americana. De acordo com o prospecto revelado na última quarta-feira (21), a operação contará com uma oferta inteiramente primária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Com os recursos líquidos do IPO, a companhia buscará incrementar seu crescimento orgânico, deixando a porta aberta para oportunidades de fusões e aquisições, mas o principal objetivo é rentabilizar a operação. Mais de 50 milhões de usuários fazem uso da carteira digital do PicPay, e mesmo assim a fintech teve um prejuízo de R$ 803,7 milhões no ano passado.

Os líderes da empresa, fundada em 2012 no Espírito Santo e que possui o grupo J&F da família Batista como maior acionista, comparam o negócio do PicPay ao modelo do WeChat, rede social chinesa que também oferece serviços de wallet e produtos financeiros.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

O PicPay já se diz pronto para dar lucro e que já opera em margens positivas. À procura de ser o “maior superapp brasileiro” a fintech terá cinco estratégias centrais:

  • Carteira digital;
  • E-commerce;
  • Marketplace de produtos financeiros;
  • Mídia social;
  • Publicidade on-line.

A abertura de capital chega em um momento de franco crescimento da companhia. Em 2018, o PicPay possuía apenas 10 milhões de usuários, número que pulou para 15 milhões em 2019 e para 39 milhões em 2020 em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Na última semana, a marca de 50 milhões de clientes foi atingida.

Ajustes internos e reorganização societária do PicPay

No documento enviado à U.S. Securities and Exchange Commission (SEC), xerife do mercado de capitais dos Estados Unidos, a empresa também informou que encontrou falhas em controles internos em publicações de informações financeiras de 2019 e 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

As falhas referem-se a dados sobre TI, cálculo do lucro por ação e transações com partes relacionadas. O PicPay disse que planeja reforçar a equipe financeira, com a criação de novos sistemas de gestão, entre outros pontos de melhoria.

Além disso, a companhia também anunciou uma reestruturação societária, na qual o grupo J&F passará a controlar a fintech. O Banco Original, atual acionista do PicPay , venderá sua participação.

A operação será coordenada pelo BTG Pactual, Bradesco BBI, Santander e Barclays. O PicPay escolheu o ticker PICS, e divulgará a faixa de preço das ações e o tamanho da oferta até o dia 4 de maio.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião