PIB da zona do euro fica estável no 4º trimestre; CPI do Reino Unido fica abaixo das expectativas

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona do euro ficou estável no quarto trimestre de 2023 ante os três meses anteriores, segundo revisão divulgada nesta quarta-feira, 14, pela Eurostat, como é conhecida a agência de estatísticas da União Europeia (UE).

Com a estabilidade, a zona do euro evitou entrar em recessão técnica no fim do ano passado, depois de sua economia encolher 0,1% no terceiro trimestre ante o segundo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-1.png

Na comparação anual, o PIB da zona do euro teve leve expansão de 0,1% entre outubro e dezembro. Os resultados do PIB confirmaram estimativas preliminares, divulgadas no fim de janeiro, e vieram em linha com as previsões de analistas consultados pela FactSet.

Reino Unido: taxa anual do CPI se mantém em 4% em janeiro e fica abaixo do esperado

A inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido se estabilizou no mês passado, contrariando expectativas de alta. Dados do ONS, como é conhecido o órgão de estatísticas do país, mostram que a taxa anual do CPI britânico ficou em 4% em janeiro, no mesmo nível de dezembro.

O resultado de janeiro veio abaixo da expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam aceleração da taxa a 4,2%.

Na comparação mensal, o CPI do Reino Unido caiu 0,6% em janeiro. Neste caso, o consenso da FactSet era de queda de 0,3%.

Já o núcleo do CPI britânico, que desconsidera preços de energia e alimentos, avançou 5,1% na comparação anual de janeiro, também repetindo a variação de dezembro. A projeção da FactSet era de alta de 5,2%.

No Reino Unido, The Body Shop contrata administradores de insolvência para sua reestruturação

A The Body Shop, varejista britânica de beleza e cosméticos, disse nesta terça-feira, 13, que nomeou administradores de insolvência após anos de dificuldades financeiras. A empresa, que cresceu de uma única loja em 1976 para chegar a centenas de lojas dentro e fora do Reino Unido, é conhecida como uma das primeiras defensoras de práticas comerciais éticas.

O grupo FRP, administradores contratados pela The Body Shop, disseram que “agora considerarão todas as opções para encontrar uma maneira do negócio avançar”.

Há algumas semanas, a Aurelius, uma empresa europeia de private equity especializada na compra e reestruturação de empresas em dificuldades, assumiu o controle do negócio.

A cadeia continuará a operar, mas a notícia de que entrou em administração de insolvência poderá colocar em risco centenas de empregos da companhia. Fonte: Associated Press

(Com informações de Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião