PIB dos EUA avança 33,1% na 2ª leitura do 3T20

O Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 33,1% na taxa anualizada na segunda leitura do terceiro trimestre. O dado foi divulgado pelo Escritório de Análises Econômicas do Departamento do Departamento de Comércio (BEA) dos Estados Unidos nesta quarta (25).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

O número vem dentro do consenso daquilo que era esperado por analistas consultados pelo The Wall Street Journal e um pouco aquém do que era aguardado pelos escutados pela Reuters, que previam um crescimento do PIB de 33,2%.

Segundo a nota, o crescimento da atividade econômica do país se dá pelos esforços recentes para reabrir os negócios e retomar as atividades que foram interrompidas pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

No segundo trimestre, havia sido registrada uma retração de 31,4% no indicador e nos primeiros três meses de 2020 o PIB dos EUA já havia sofrido uma contração de 5%.

Previsão para PIB do terceiro trimestre não traz mudanças

A previsão feita hoje não muda em comparação com a do final de outubro pelo BEA.  Na época, porém, o desempenho frustrou os analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que esperavam um crescimento de 32%.

Segundo o Departamento de Comércio norte-americano, a recuperação mais forte é impulsionada pelos gastos das famílias e por investimentos empresariais e no ramo habitacional, que também registraram fortes aumentos.

O pacote de estímulos do governo ofereceu ajuda a muitas empresas e a desempregados, elevando os gastos dos consumidores. Mais de US$ 3 trilhões foram injetados na economia americana.

Fed projeta queda de 3% para produto interno bruto americano em 2020

O presidente do Federal Reserve (Fed) de Dallas, Robert Kaplan, disse no fim agosto que o PIB estadunidense deverá encerrar 2020 caindo cerca de 3%. Para ele, em 2021, a economia dos Estados Unidos deve crescer 3,5%.

Além disso, Kaplan considera que após a crise causada pela pandemia o mundo será diferente de uma maneira imprevisível.

A próxima leitura do BEA sobre o PIB americano será divulgada em 22 de dezembro, às 10h30

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Vitor Azevedo

Compartilhe sua opinião