PIB dos EUA cresce no 3º trimestre, mas número vem abaixo das expectativas

O PIB dos EUA cresceu 2,1% no terceiro trimestre de 2021, à taxa anualizada, indica a segunda leitura do indicador. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (24) pelo Departamento do Comércio do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O resultado ficou ligeiramente abaixo da expectativa dos analistas consultados pelo Wall Street Journal, que esperavam um avanço de 2,2% para o PIB dos Estados Unidos no período. O resultado indica uma forte desaceleração dos ganhos registrados no início deste ano.

As duas leituras realizadas no primeiro e segundo trimestres para estimar o PIB dos Estados Unidos ficaram na faixa dos 6%. No primeiro trimestre, o crescimento econômico registrado foi de 6,3%, enquanto no segundo trimestre a expansão estimada foi de 6,7%.

PCE dos Estados Unidos

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês), que responde por cerca de um terço do PIB americano e é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve, recuou pouco do segundo trimestre para o terceiro.

Segundo dados do Departamento do Comércio, o PCE subiu 5,3% no terceiro trimestre ante o segundo, indica a segunda leitura, e o núcleo do indicador de inflação, que exclui itens voláteis como alimentos e energia, teve alta de 4,5%.

Os números confirmaram os resultados preliminares, que foram exatamente iguais. Já no segundo trimestre, os avanços do PCE haviam sido de 5,8% para o índice cheio e de 6,1% no caso do núcleo.

Interrupções na cadeia de suprimentos e interrupções nas fabricações no exterior contribuíram para um aumento acentuado da inflação americana e representam um risco para as perspectivas econômicas, informa o The Wall Street Journal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Metodologia de cálculo do PIB dos EUA

O PIB dos Estados Unidos é calculado por uma metodologia diferente da empregada na maioria dos países. A chamada taxa anualizada mede a variação do PIB dentro de um período como se aquele percentual fosse se manter por um ano inteiro, apontando queda ou crescimento.

No Brasil, o IBGE divulga o crescimento trimestral do PIB em relação ao trimestre imediatamente anterior, ou em comparação ao mesmo período do ano anterior, como a maior parte dos países fazem. Só o Japão utiliza o mesmo processo para o cálculo de PIB dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião