PIB dos Estados Unidos cresceu 6,7%, em dados anualizados, no 2º trimestre de 2021

O PIB dos Estados Unidos cresceu 6,7% no segundo trimestre, na taxa anualizada, de acordo com a terceira e última leitura do indicador. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Departamento do Comércio do país.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

O resultado ficou acima da expectativa dos analistas consultados pelo The Wall Street Journal e são maiores também que a segunda estimativa do PIB dos Estados Unidos publicada há um mês. Em ambos os casos, os dados apontavam para uma alta de 6,6%.

A primeira estimativa do PIB dos EUA, divulgada no final de julho, apontou para uma alta anualizada de 6,5%, enquanto a segunda, anunciada do final de agosto, indicou um crescimento de 6,6%.

Os gastos com consumo, que respondem por cerca de um terço do PIB americano, expandiram em uma taxa anualizada de 12% no segundo trimestre, aponta a pesquisa final. A estimativa anterior era de aumento de 11,9%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/ea337072-ebook-investir-no-exterior.png

O Departamento do Comércio informou também que o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu 6,5% entre abril e junho, na comparação anual.

Já o núcleo do PCE, que desconsidera preços de alimentos e energia, avançou 6,1% no mesmo intervalo. As duas leituras confirmaram as estimativas de um mês atrás.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/155de22d-relatorio-bdrs-2.0.png

Metodologia de cálculo do PIB dos Estados Unidos

O PIB dos Estados Unidos é calculado por uma metodologia diferente da empregada na maioria dos países. A chamada taxa anualizada mede a variação do PIB dentro de um período como se aquele percentual fosse se manter por um ano inteiro, apontando queda ou crescimento.

No Brasil, o IBGE divulga o crescimento trimestral do PIB em relação ao trimestre imediatamente anterior, ou em comparação ao mesmo período do ano anterior, como a maior parte dos países fazem. Só o Japão utiliza o mesmo processo para o cálculo de PIB feito nos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião