PIB: Banco Central reduz previsão de crescimento da economia para 2019

O Banco Central reduziu a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2019. De acordo com os dados divulgados pela instituição nesta quinta-feira (28), a nova previsão é de uma expansão de 2% e não mais 2,4%.

Conforme os Banco Central, a redução da estimativa de alta do PIB aconteceu por conta dos desdobramentos da tragédia de Brumadinho, que vai prejudicar a produção da indústria do minério de ferro. Além disso, outros pontos citados para tal prospectiva é a redução das estimativas sobre a safra agrícola e também o ritmo lento de recuperação da economia nacional.

No entanto, as expectativas da instituição estão de acordo com o esperado pelo mercado financeiro. Conforme os resultados de uma pesquisa do próprio Banco Central na última semana, com mais de 100 bancos, os investidores esperam que o PIB nacional cresça 2% neste ano.

Saiba mais: PIB dos Estados Unidos cresce 2,2% no 4º trimestre de 2018

Saiba mais: Ibovespa abre em queda; Balanços, reforma e leilões no radar

Inflação

Além do PIB, o banco também divulgou a estimativa sobre a inflação, que é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). No entanto, para este ano ele segue estável em 3,9%.

De acordo com o BC, para 2020, o IPCA vai somar 3,8%. Dessa forma, a projeção foi elevada em 0,2%, já que dezembro último foi estimada uma alta de 3,6%.

Já para a Selic, o banco estima uma meta central de 4,25%, com um intervalo tolerante entre 2,75% e 5,75%. Para 2020, o mercado financeiro manteve a estimativa de 4%.

Base de cálculo e PIB de 2018

Em 2018, O PIB brasileiro registrou um crescimento 1,1%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O PIB é a soma de todos os bens e serviços feitos no país, independentemente da nacionalidade de quem os produz, e serve para medir o comportamento da economia brasileira.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião