Exclusivo: PETZ3 dispara lucro em 81% — a fusão com a Cobasi pode acelerar ainda mais?
|
A PETZ3 surpreendeu o mercado ao registrar alta de 81% no lucro líquido em relação ao mesmo período do ano anterior. Em entrevista exclusiva ao Suno Notícias, a CFO da companhia, Aline Penna, comentou sobre as estratégias que impulsionaram as margens, a retomada das vendas físicas e o avanço no segmento de planos de saúde para pets.

A executiva, que também é diretora de Relações com Investidores, destacou que o desempenho reflete um conjunto de ações de eficiência, disciplina financeira e fidelização de clientes. “Acho que uma coisa que foi muito interessante desse trimestre é que a gente teve, obviamente, uma manutenção da nossa trajetória de crescimento de vendas”, afirmou Penna.
Eficiência e controle de despesas
De acordo com a CFO, a maior parte da melhora veio da contenção de gastos. “Dos 170 basis points, a gente melhorou nossa margem bruta 1,7. Desse 1,7, 1,5 veio de despesa. E foi uma força-tarefa muito grande entre a empresa, que todas as áreas de fato apoiaram”, disse.
Entre as medidas, a companhia instalou sensores de ar-condicionado para reduzir custos de energia e renegociou contratos de frete. Segundo Penna, essas iniciativas permitiram ganhos sustentáveis sem comprometer a experiência dos clientes.
A melhora operacional também esteve ligada ao desempenho das lojas físicas, que continuam sendo o principal canal de vendas da companhia. Apesar de 41% da receita já vir do digital, 60% ainda está concentrado nas unidades físicas. No trimestre, esse canal cresceu quase 13%, enquanto o digital avançou 4,5%.
A executiva ressaltou que o diferencial competitivo está no modelo de entrega conectado às lojas. “A gente fala que isso tem uma vantagem muito significativa, que a gente tem um baixo custo de servir o cliente, porque eu estou pertinho da casa dele, mas um alto nível de serviço, porque eu entrego muito rápido para ele. Então, é barato e rápido”, afirmou.
Fusão com a Cobasi e expansão
O processo de fusão com a Cobasi foi apontado pela CFO como um dos pontos centrais da estratégia da companhia. Segundo Pena, a união das duas empresas deverá elevar o market share combinado para cerca de 10% a 11%, frente aos atuais 6% a 7% da PETZ3 isoladamente.
Ela também destacou que a fusão impacta diretamente a estratégia de expansão: “Tudo correndo bem, o CADE aprovando esse ano, no ano que vem as empresas estarão juntas, elas precisam combinar essa estratégia de expansão melhor. (…) Não faria sentido, economicamente, sair abrindo nas mesmas praças”, disse.
Planos de saúde da PETZ3
A empresa também ampliou a oferta de planos de saúde, que agora podem ser contratados no digital. O diferencial, segundo a CFO, é o uso da rede própria de hospitais e clínicas. “O nosso foco não é ser o plano de saúde mais barato. Também não é aquele contrato que você tem que ficar lendo nas linhas pequenas. É preto no branco”, explicou.
Além disso, a companhia aposta na prevenção, com vacinas, consultas e exames inclusos, e no crescimento do mercado de gatos, cuja população avança mais rápido que a de cães no Brasil.
Para Aline Penna, o bom desempenho da PETZ3 não foi apenas reflexo do cenário externo, mas de medidas internas de estímulo às vendas. “Não foi uma retomada porque o mercado, de fato, retomou, não foi só isso. Na verdade, a gente fez muitas ativações, muitas iniciativas para que, de fato, a gente conseguisse melhorar a nossa performance de vendas, seja no online, seja no físico.”