Governo federal pretende privatizar Petrobras até 2022

O governo federal pretende privatizar a Petrobras até o último mandato do presidente da República, Jair Bolsonaro, em 2022.

A Petrobras não foi incluída na lista das 17 empresas que serão desestatizadas ainda esse ano, no entanto, fonte próxima ao governo afirmou que a estatal faz parte do plano de privatizações.

As informações foram apuradas e divulgadas pelo jornal “Valor Econômico”.

Na última quarta-feira (21), o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, já havia afirmado que a equipe econômica estudava a privatização da estatal petrolífera. De acordo com o ministro, o plano tem apoio do ministro da Economia, Paulo Guedes, e do próprio presidente da Petrobras. Entretanto, encontra resistência no Ministério de Minas e Energia que está vinculado à estatal.

“Estamos indo passo a passo. O governo faz estudos e trabalha de maneira objetiva. A Petrobras como um todo passará por estudos pela equipe do PPI, do BNDES, da equipe do Ministério de Minas e Energia. As ações de desestatizações são criteriosas. Temos muitos anos pela frente.

Além disso, na última terça-feira (20), durante um evento com empresários e executivos de São Paulo, Guedes afirmou que algumas empresas se surpreenderiam com as privatizações.

“Nós vamos aceleras as privatizações. Amanhã [na quarta] saem as 17 empresas, e ano que vem tem mais. E nós achamos que vamos surpreender. Tem gente aí que acha que não vai ser privatizado, mas vai entrar na faca”, disse o ministro da Economia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Governo federal anuncia estatais que serão privatizadas

O governo federal divulgou um plano para a privatização de nove estatais. O anúncio ocorreu no Palácio do Planalto após uma reunião de Jair Bolsonaro com os representantes do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI).

Veja Também: Confira a lista das 17 estatais que serão privatizadas pelo governo federal

A lista inclui os Correios, cuja desestatização já foi confirmada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. As privatizações das companhias estatais faz parte do plano de governo de Bolsonaro.

Confira quais serão as nove empresas privatizadas pelo governo:

  • Telecomunicações Brasileiras S/A (Telebras);
  • Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios);
  • Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp);
  • Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev);
  • Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro);
  • Empresa Gestora de Ativos (Emgea);
  • Centro de Excelência em Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec);
  • Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp);
  • Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF).

Última cotação da Petrobras

Na última sessão, no encerramento do pregão de quarta-feira, a Petrobras (PETR3), encerrou em alta de 5,32% sendo cotada a R$ 27,90.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião