Petrobras poderá ser privatizada por Bolsonaro, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quinta-feira (15) em evento no Rio de Janeiro, que a privatização da Petrobras não está descartada pelo presidente Jair Bolsonaro.

“Vamos privatizar Correios, Eletrobras, e não duvido que vamos privatizar coisas maiores, viu, Castello?”, disse Guedes, referindo-se a Roberto Castello Branco, o presidente da Petrobras.

O ministro continuou se direcionando ao presidente da Petrobras “As privatizações vão se acelerar. Lá na frente, você, Castello Branco, pode fazer algo surpreendente”, afirmou Guedes.

Depois do evento, o ministro apontou em discurso que o desejo crescente do presidente da república é de privatizar mais estatais.

“O presidente está cada vez mais ligado nessa agenda de privatizações. Dois dias atrás, fez uma brincadeira com o Salim Mattar (Secretário especial de Desestatização), na minha frente, e falou que ele estava dormindo, que tinha que vender uma por semana, perguntou o que ele estava fazendo no governo. ‘Por que não fechou a Valec? E o Correios, quando vai vender? Vamos correr, vamos privatizar’”, afirmou o ministro.

O ministro continuou a declaração se afirmando favorável à privatização da Petrobras: “Eu, durante a campanha, sempre disse que queria privatizar tudo. Minha obrigação é recompor as finanças da União. E eu estou convencido de que as empresas estatais esgotaram seu ciclo de financiamento. Elas foram perdendo a capacidade de investimento e foram ficando para trás”, informou Guedes.

“No caso da Petrobras, ela quase quebrou. A Eletrobras quase quebrou. Elas foram destruídas pelos governos anteriores. A Petrobras, sua recuperação, frente aos US$ 600, 700 bilhões de exploração no pré-sal, ela não tem essa capacidade de investimento. Para crescer, nós precisamos de investimento privado muito forte, o que não é compatível com esses monopólios que o Estado tinha”, completou o ministro da Economia.

Contudo, logo após o forte posicionamento, Paulo Guedes recuou e disse que por enquanto estava apenas brincando. “Isso por enquanto é uma brincadeira, uma especulação. Falei fica alerta, pois na velocidade que o presidente está indo, pela prensa que está dando no Salim, acho que já, já chega na Petrobras”, explicou Guedes.

Não há um desmonte da Petrobras, diz Castello Branco

O presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, afirmou na última terça-feira (13) que o governo não está desmontando a petrolífera estatal. A declaração ocorreu durante uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura do Senado.

Castello Branco ressaltou que o plano de desinvestimentos servirá para melhorar a estatal. “Não estamos desmontando a Petrobras, estamos transformando numa empresa melhor”, explicou o presidente.

Saiba mais: O governo não está desmontando a Petrobras, afirma Castello Branco

O CEO da Petrobras falou sobre a cessão onerosa. Segundo ele, os recursos obtidos através do leilão não serão utilizados para diminuir as dívidas da empresa ou financiar investimentos.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião