Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e AES Brasil (AESB3) são destaques de empresas nesta segunda

Nos destaques de empresas desta segunda-feira (5) chama a atenção do mercado financeiro a Petrobras (PETR4). A Justiça do Rio de Janeiro negou o pedido para que fosse suspensa a nomeação de seu CEO e conselheiro, Caio Paes de Andrade.

PEC DA TRANSIÇÃO, COPOM, IPCA; SAIBA MAIS!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Além da Petrobras, também está no radar dos investidores a Vale (VALE3), que comunicou que a Samarco e seus acionistas (Vale e BHPB) constituíram a Fundação Renova.

Também está entre os principais destaques de empresas AES Brasil (AESB3). A companhia comunicou que o Ministério de Minas e Energia (MME) revisou a garantia física de usinas, podendo gerar uma perda de energia alocada de cerca de 9MWm ao ano para a empresa.

Veja os destaques de empresas desta segunda-feira:

Petrobras

A Petrobras comunicou que o juiz da 11ª Vara Federal do Rio de Janeiro negou o pedido para suspender a nomeação de Caio Paes de Andrade como CEO e membro do conselho de administração da estatal.

A solicitação que visava a suspensão da nomeação do CEO da Petrobras foi realizada por um senador do Partido dos Trabalhadores (PT), Jean Paul Prates, um dos cotados para assumir o cargo na estatal.

Além disso, o pedido de suspensão da nomeação do presidente da Petrobras também foi feito pelo atual presidente da Anapetro, Mario Alberto Dal Zot.

Vale

A Vale comunicou que, após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão em 2015, de propriedade da Samarco, a empresa e suas acionistas (Vale e BHPB) constituíram a Fundação Renova.

A Renova é uma fundação privada sem fins lucrativos, para desenvolver e implementar programas socioeconômicos e socioambientais para a reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento.

A BHP e outra empresa do seu grupo foram demandadas como rés em uma ação coletiva por supostos danos perante o tribunal da Inglaterra e do País de Gales.

A Vale diz que “Conforme reconhecido pelos autores, quaisquer danos a serem concedidos em decorrência da Ação do Reino Unido serão compensados com os valores anteriormente concedidos judicialmente ou recebidos por qualquer um dos mesmos autores no Brasil, inclusive através dos programas previstos no TTAC / TAC-Governança”.

AES Brasil

A AES Brasil Energia informou que o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou uma portaria que aprovou a Revisão Ordinária de Garantia Física de Energia das Usinas Hidrelétricas despachadas no Sistema Interligado Nacional (SIN), com início de vigência em 1º de janeiro de 2023.

O cálculo de Garantia Física de energia das plantas de geração e suas revisões são de competência da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e seguem metodologias e critérios definidos pelo MME.

Já o processo de revisão periódica, que é realizado a cada cinco anos, foi estabelecido para incentivar o equilíbrio entre as usinas participantes do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).

A estimativa é de que a participação da AES Brasil no MRE será de 2,18%, uma redução de 0,02 ponto percentual frente aos 2,20% anteriores à revisão ordinária, o que corresponde a uma perda de energia alocada de cerca de 9MWm ao ano para a empresa.

Assim, Petrobras, Vale e AES Brasil são os principais destaques de empresas do SUNO Notícias, que informa diariamente os acontecimentos mais relevantes das companhias listadas na Bolsa de Valores.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

João Vitor Jacintho

Compartilhe sua opinião