Petrobras (PETR4) anuncia instalação de internet 5G em 29 plataformas até 2024

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta terça-feira (23) pretende habilitar a conexão de internet 5G em 29 plataformas de petróleo próprias e em 17 unidades operacionais em terra até 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em comunicado ao mercado, a empresa informou que, para viabilizar a cobertura offshore, a petroleira está instalando aproximadamente de 1,6 mil quilômetros de fibra ótica ao longo das bacias de Campos e de Santos, onde estão as plataformas da Petrobras.

A expectativa da empresa é de aumentar o controle a distância de drones e robôs em qualquer planta industrial, offshore ou onshore. As unidades terrestres que receberão o 5G serão refinarias, portos e termelétricas.

“Com o 5G, a companhia espera aumentar a eficiência dos processos, reduzir custos, elevar o nível de segurança operacional, além de obter maior massa de dados extraídas das operações em campo, acelerando a tomada de decisão”, disse a Petrobras, em nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Petrobras: Gileno Barreto é eleito presidente do Conselho

Seis indicados pela União foram eleitos para o Conselho de Administração da Petrobras (PETR4), na última sexta-feira (19), durante assembleia de acionistas, o que deve gerar ações na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e na Justiça. Foram aprovados indicados que tinham sido rejeitados pelos órgãos de governança da petrolífera.

Entre os eleitos para o Conselho de Administração da Petrobras estão o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas de Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano, com votos de 5,412 bilhões de ações. Eram necessários votos relativos a 5.390.507.541 ações para se eleger um conselheiro desta vez.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Ambos tinham sido reprovados pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) e pelo conselho da Petrobras por motivos de “conflito de interesses”, vedado na lei das estatais. O governo brasileiro depositou votos suficientes para eleger os dois indicados.

Completam os assentos da União o presidente da companhia, Caio Paes de Andrade, os advogados Gileno Barreto e Edison Garcia, e a procuradora da Fazenda Nacional, Iêda Cagni. Cagni obteve votos de 4,820 bilhões de ações, abaixo do mínimo necessário. Mas como os dois candidatos abaixo dela também eram indicações da União, a mesa dispensou uma segunda rodada.

Com isso, dois membros do antigo Conselho da Petrobras, Ruy Schneider e Marcio Weber, que acumulava a presidência do CA, encerram suas atividades na companhia.

O presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto, foi eleito para a presidência do Conselho de Administração (CA) da Petrobras, no lugar de Márcio Weber, que deixa o comando do principal órgão de decisão da companhia. A eleição do presidente do CA foi o segundo item da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) da Petrobras, realizada nesta sexta-feira, 19, no período da tarde.

A reunião durou menos de três horas e no primeiro item da pauta elegeu os indicados pelo governo e pelos acionistas minoritários para membros do Conselho.

Entre os eleitos estão o secretário-executivo da Casa Civil, Jônathas de Castro, e o procurador-geral da Fazenda Nacional, Ricardo Soriano.

Eles haviam sido reprovados pelo Comitê de Elegibilidade (Celeg) e pelo atual Conselho da Petrobras por conflito de interesses, vedado na Lei das Estatais. Alguns acionistas tentaram propor outros conselheiros para a presidência do órgão, como Marcelo Gasparino e Ieda Cagni, mas os votos de Barreto foram superiores, com o apoio da União, controladora da estatal.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Victória Anhesini

Compartilhe sua opinião