Petrobras (PETR4) quer revisar termos de venda de refinarias; entenda

A Petrobras (PETR4) solicitou formalmente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a revisão de termos de compromisso de cessação estabelecidos anteriormente. A decisão foi comunicada pela estatal nesta segunda-feira (20).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/04/Banner-Noticias-1000x325-20.jpg

“O objetivo dos aditivos é adequar as obrigações originalmente previstas nos termos à nova realidade do mercado e do ambiente regulatório, que sofreram significativas alterações desde a celebração dos referidos acordos”, justificou a Petrobras em seu comunicado.

Os termos originais dos acordos foram assinados em meados de 2019 e, neles, a petroleira se comprometeu a vender parte das suas refinarias. Esse compromisso inclui ativos relacionados ao transporte de combustíveis.

A Petrobras justifica que as propostas apresentadas agora são feitas com base em “amplo debate técnico entre suas áreas técnicas e o Cade“, além de estarem alinhadas às melhores práticas antitruste do mercado.

Nesse sentido, as propostas de aditivos ainda estão sujeitas à aprovação do Conselho de Administração da petroleira, tal como do próprio tribunal do Cade.

No fim do seu comunicado a empresa ainda “reafirma o seu compromisso em atuar de forma responsável e em conformidade com a legislação de direito da concorrência”.

Cotada para CEO da Petrobras, Magda Chambriard ‘reafirma compromisso com crescimento da indústria’

Magda Chambriard, nome indicado para a presidência da Petrobras pelo Ministério de Minas e Energia (MME), fez uma postagem em suas redes sociais ‘reafirmando o compromisso com o crescimento da indústria’ neste domingo (19).

“Amigos, obrigada pelos cumprimentos e palavras de incentivo. Reafirmo meu compromisso com o crescimento contínuo da nossa indústria!”, publicou Magda Chambriard em seu LinkedIn. Ela deve passar por uma eleição via Conselho de Administração para assumir como CEO da Petrobras nas próximas semanas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Essa foi a primeira vez que ela se pronunciou oficialmente após ser cotada para estatal.

Segundo informações de bastidores do Broadcast, ela deve tratar inicialmente da questão de oferta de gás, com a aceleração do projeto Rota 3, que deve ser entregue no segundo semestre, possivelmente em julho.

Além disso, ela deve trabalhar para a retomada da fábrica de fertilizantes – o que prevê a reativação da fábrica de fertilizantes do Paraná, além das unidades da Bahia e Sergipe, e a conclusão da planta de Mato Grosso do Sul.

Juntamente com isso, Chambriard estaria visando medidas mais emergenciais, como a continuidade da expansão da capacidade de refino do país e a retiradas de projetos de energia renovável do papel.

Cotação de PETR4

As ações da Petrobras sobem 0,16% no pregão desta segunda (20), cotadas a R$ 36,75. No acumulado do ano, os papéis caem 2,6%.

Cotação PETR4

Gráfico gerado em: 20/05/2024
1 Ano

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião