Balanços da semana

Petrobras (PETR4): exportações de petróleo do Porto do Açu serão dobradas

A Petrobras (PETR4) fechou um acordo com a Açu Petróleo, o que fará com que suas exportações da commodity a partir do Porto de Açu sejam elevadas. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22).

Segundo o aditivo assinado pela Petrobras e a companhia derivada da parceria entre Prumo Logística e a alemã Oiltanking, a companhia passará a movimentar o volume de 100 milhões de barris, ante 48 milhões de barris previstos anteriormente.

O aditivo, no entanto, permanece com o prazo do acordo inicial, válido até março do ano que vem.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Atualmente, a petroleira estatal é a única empresa do setor que possui seus próprio terminais para realizar operações de exportação partindo do Brasil. Mesmo assim, o Terminal de Petróleo do Porto de Açu representou 15% das movimentações da Petrobras. Em abril deste ano, o porto atingiu seu ponto máximo, representando 23% de todas as movimentações da Petrobras.

O terminal do Porto do Açu é o único terminal privado no Brasil a realizar Double Banking (transferência de petróleo em área abrigada), assegurando assim a segurança e sustentabilidade nas operações.

Equinor, Petrogal, Repsol, Shell e Total operam no porto exportando a commodity. Desde que foi criada, em 2016, a Açu Petróleo já fechou mais de 170 operações de transbordo, equivalente a 170 milhões de barris movimentados. O número de operações vem crescendo a cada ano. Em 2019, a companhia atingiu o marco de maior movimentação já registrada em 12 meses, desde o início de suas operações: 72 milhões de barris.

Além disso, a Açu Petróleo, frente às expectativas para os próximos anos, projeta a construção de um parque de tancagem e dois oleodutos com uma extensão de 40 quilômetros, ligando o terminal até Barra do Furado, em Quissamã (RJ).

Veja também: Petrobras planeja venda da sua fatia na BR Distribuidora no 2T20

A empresa também bisa interligar o Açu à atual malha de dutos da Petrobras, possibilitando o fornecimento de petróleo cru para as refinarias Regap (MG) e Reduc (RJ).

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião