Petrobras (PETR4) é quem deve decidir sobre pagar ou não os dividendos, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira que cabe à Petrobras (PETR4) a decisão de distribuir ou não os dividendos extraordinários aos acionistas. Haddad ponderou, no entanto, que o tema está bem encaminhado e que a empresa está “robusta”. Os dados sobre o caixa da estatal têm sido levados ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo ele.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Temos levado muitas informações para o presidente sobre a situação do caixa da Petrobras para que ele Lula possa ter tranquilidade que o plano de investimento não vai ser prejudicado pelo financeiro”, disse o ministro Fernando Haddad.

Haddad afirmou que essas informações vão dar segurança para que a diretoria da companhia possa tomar uma decisão sobre os dividendos da Petrobras.

De acordo com o ministro, os números da empresa estão consistentes e há capacidade para realizar um plano de investimento eficiente.

Ele repetiu que a estatal estava sendo “dilapidada”, em referência ao governo do ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), e disse que é um desafio retomar a agenda de investimentos da companhia.

Questionado sobre um calendário para definição da distribuição de dividendos da Petrobras, Haddad disse que cabe à empresa, mas relembrou que está prevista uma reunião do Conselho para este mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Haddad diz que comando da Petrobras não está sob sua alçada e que não discute isso com Lula

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, evitou comentar nesta segunda-feira, 8, sobre eventual troca de comando da Petrobras. Haddad disse que o assunto não está na sua alçada e reforçou que não discute esse tema com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Como mostrou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), Haddad foi chamado no domingo para retornar a Brasília para participar de uma reunião com Lula sobre o futuro da estatal. A expectativa girava em torno da possibilidade de demissão do atual presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. O chefe do Executivo, no entanto, se irritou com o vazamento e cancelou o encontro.

Até o momento, não há uma decisão se Prates continuará ou não no comando da Petrobras. Interlocutores do governo avaliam que, se Lula de fato decidir demiti-lo, o anúncio seria feito apenas após o fechamento do mercado. O consenso é de que é preciso tomar uma medida em breve para evitar que as ações da Petrobras continuem em queda.

Cotação PETR4

Gráfico gerado em: 08/04/2024
1 Mês

Desde a semana passada, após os rumores sobre a saída de Prates, passou a se especular em Brasília quem poderia tomar o posto. O nome do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, aparece, até o momento, como o mais cotado.

Não está descartada, no entanto, a possibilidade de manter o atual presidente da Petrobras no cargo e costurar um “meio-termo” para apaziguar os ânimos entre integrantes do governo.

Como mostrou o Broadcast, um arranjo alternativo seria Mercadante na presidência do conselho da estatal, mediando conflitos entre a diretoria e demais integrantes indicados pelo Poder Executivo, enquanto Prates manteria o cargo, mas com foco na parte operacional da Petrobras.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião